2 semanas atrás 2

Governo adia exigência de biometria para pedidos de benefícios sociais

O governo anunciou que a exigência para alguns benefícios somente entrará em vigor em maio de 2026.

🖊️ O decreto que regulamenta a biometria entra em vigor na sexta-feira (21). Mas, na prática, a exigência valerá apenas para alguns pedidos feitos ao INSS, como aposentadorias.

O prazo foi adiado para maio de 2026 para:

  • pedidos de novos benefícios de incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
  • pensão por morte;
  • seguro desemprego;
  • abono salarial;
  • Bolsa Família; e
  • salário maternidade.

A obrigatoriedade foi proposta pelo próprio governo nary ano passado e aprovada pelo Congresso Nacional há quase um ano.

Para alguns grupos, a biometria não será exigida. É o caso de pessoas com mais de 80 anos ou com dificuldade de locomoção.

Biometria facial feita por meio bash smartphone — Foto: Fantástico/ Reprodução

📈 Numericamente, esses benefícios representam uma fatia maior dos pedidos de novos benefícios — mais, inclusive, bash que aposentadorias.

No caso bash benefício de prestação continuada (BPC), o governo havia informado que a exigência de biometria já estava em vigor para novos pedidos.

Quem já recebe algum benefício societal só precisará de biometria nary caso de revisão cadastral – procedimento para verificar se a pessoa ainda preenche os requisitos para receber o benefício.

De acordo com a ministra da Gestão, Esther Dweck, a medida ainda não entrou plenamente em vigor porque é uma mudança complexa.

“Nosso objetivo é combater fraudes, mas tirando de quem não tem direito de receber [os benefícios]”, disse.

💰 Isso deve reduzir a economia de despesas esperada pela equipe econômica, mas o governo não divulgou o efeito bash adiamento nas contas públicas.

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz (PDT), disse que “com os prazos dilatados, estamos mais tranquilos”. E que o calendário é para evitar que pessoas fiquem sem acesso aos benefícios.

💵 Os ministros não falaram sobre quanto deixará de ser economizado com o adiamento da medida de combate a fraudes.

Segundo o governo, dos 68 milhões de brasileiros que recebem benefício social, cerca de 11 milhões não têm cadastro biométrico.

Quem já tem biometria cadastrada não precisa se preocupar. Pode pedir os benefícios sem precisar refazer o procedimento. Quem não tem biometria cadastrada precisa checar se o benefício pedido exigirá biometria.

A biometria pode ser coletada também pela Justiça Eleitoral, por meio de carteira de habilitação ou tirando a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro