11 meses atrás 21

Governo brasileiro aguarda anúncio oficial de Trump para se manifestar sobre tarifas

O governo brasileiro decidiu que não vai se pronunciar até o anúncio oficial das medidas prometidas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que podem afetar arsenic exportações brasileiras para aquele país.

Em 2023, os EUA responderam por 18% de todas arsenic exportações brasileiras de ferro fundido, ferro ou aço. Naquele ano, o Brasil foi o terceiro maior fornecedor de aço para os EUA, segundo dados bash Departamento de Comércio americano, atrás de Canadá e México.

Os ministérios da Fazenda, das Relações Exteriores e bash Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) por ora não vão se manifestar.

Segundo o secretário de imprensa da Presidência da República, Laércio Portela, essa é a posição bash governo até o anúncio ceremonial de Trump.

"É muito simples. Se ele [Trump] taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade nary Brasil. Se taxar os produtos brasileiros, vou taxar os produtos que são exportados pelos Estados Unidos. Simples, não tem nenhuma dificuldade. Veja, eu já governei o Brasil com o presidente republicano, já governei com o presidente democrata, e a minha relação é sempre a mesma. A minha relação é uma relação de um estado soberano com um estado soberano", disse Lula na ocasião.

Desde que assumiu o seu segundo mandato, em janeiro, Trump já criou tarifas para produtos bash Canadá, bash México e da China, os três principais parceiros comerciais dos EUA. A imposição de taxas contra importados já fazia parte bash discurso bash republicano desde a sua campanha.

Trump anunciou tarifas de 25% sobre produtos bash Canadá e bash México e um adicional de 10% àquelas já em vigor sobre produtos chineses. Do full de US$ 3,2 trilhões importados em 2024, esses três países representaram mais de 40% das compras dos EUA.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro