2 horas atrás 3

Governo de SP vai leiloar Estrada de Ferro Campos do Jordão em abril

Iniciativa propõe um novo uso integrado da ferrovia histórica, combinando passeios turísticos de trem com atrações de lazer ao ar livre. Entre os destaques está a implantação de uma trilha cicloviária turística ao longo do traçado da ferrovia, conectando o distrito de Eugênio Lefèvre ao centro de Pindamonhangaba.

Segundo a secretaria, a trilha será implantada com soluções que garantam conforto e segurança aos usuários. Por meio dela, será possível fazer a travessia de rios e rodovias existentes. A iniciativa atende a demandas apresentadas pelos municípios da região e reforça a vocação turística do Vale do Paraíba, com foco em atividades ao ar livre e turismo de experiência.

Projeto amplia a oferta de lazer e turismo na região com trilhas para bicicletas, pista de bicicross e estacionamento para ônibus turísticos no Portal de Campos do Jordão. A concessão também prevê a preservação do patrimônio histórico ferroviário e ações de caráter social, incluindo a oferta de passeios educativos gratuitos para estudantes da rede pública da região.

Edital também prevê a revitalização e reabertura do Parque Reino das Águas Claras, com acesso gratuito ao público. A futura concessionária será responsável pela recuperação, conservação e manutenção do parque que possui 38 mil metros quadrados. Estão previstos os seguintes serviços:

  • Reforma das instalações elétricas e hidráulicas;
  • Contenção de estruturas com risco de deslizamento;
  • Limpeza, manutenção das margens e da vegetação ao longo do Rio Piracuama;
  • Restauro e preservação das obras de arte relacionadas ao universo de Monteiro Lobato.

Dos R$ 315 milhões de investimentos previstos, R$ 7,7 milhões serão destinados às ações de revitalização do Parque Reino das Águas Claras.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro