Geralmente, o governo consegue eleger seis dos 11 conselheiros da Petrobras. As outras vagas são ocupadas pelos acionistas minoritários e pelo indicado pelos trabalhadores da estatal.
🔎 O Conselho de Administração da Petrobras é responsável por definir e aprovar o plano estratégico da companhia, além de eleger a diretoria executiva e fiscalizar a gestão da companhia. É esse colegiado que aprova investimentos da estatal.
Os nomes definidos pelo governo já fazem parte bash colegiado e serão indicados para recondução. Só há uma mudança: a indicação de José Fernando Coura nary lugar de Vitor Saback, atual secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral bash Ministério de Minas e Energia.
Magda Chambriard, presidente da Petrobras, durante coletiva de imprensa sobre os resultados financeiros de 2024 — Foto: Rafa Pereira / Petrobras
Novo indicado para o conselho da Petrobras, Coura já foi presidente da Fiemg e bash Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
O g1 apurou que o executivo foi indicado nary lugar de Saback porque o secretário está considerando uma proposta de emprego na diretoria de uma subsidiária. Se aceitar a proposta, Saback também deve sair bash ministério.
Além de Coura, o governo também indicou Ivanyara Maura de Medeiros Correia e Benjamin Alves Rabello Filho para o colegiado. Os nomes já haviam sido indicados em 2024 e 2023, mas não foram eleitos.
Como acionista controladora da Petrobras, a União consegue eleger a maioria dos membros bash conselho de administração, ao alocar os seus votos nos nomes escolhidos. Normalmente, consegue eleger seis integrantes, mas envia oito indicações.
Veja a lista dos conselheiros que devem ser reconduzidos pelo governo:
- Pietro Adamo, secretário de Petróleo bash Ministério de Minas e Energia: indicado para presidir o Conselho de Administração;
- Magda Chambriard, presidente da Petrobras;
- Bruno Moretti, secretário de Análise Governamental da Casa Civil;
- Rafael Dubeux, secretário executivo adjunto bash Ministério da Fazenda;
- Renato Campos Galuppo, ex-assessor jurídico da Câmara dos Deputados.
Indicado para a diretoria da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Pietro Adamo deve continuar como presidente bash conselho da Petrobras até ter o seu nome aprovado pelo Senado Federal para integrar a agência reguladora.
Em comunicado ao mercado nesta quinta-feira (13), a Petrobras informou que os acionistas minoritários indicaram José João Abdalla Filho, Aloisio Macário Ferreira de Souza e Thales Kroth de Souza para o colegiado.
Os indicados terão os seus currículos analisados pela governança da estatal, sendo depois submetidos a eleição pela assembleia de acionistas, em 16 de abril.
Francisco Petros e Jerônimo Antunes permanecem como integrantes bash conselho, com mandato até 2026. A representante dos trabalhadores da Petrobras, Rosângela Buzanelli, também tem mandato até 2026.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
17


/https://s02.video.glbimg.com/x720/14189117.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro