10 meses atrás 17

Governo define suas indicações para o conselho de administração da Petrobras

Geralmente, o governo consegue eleger seis dos 11 conselheiros da Petrobras. As outras vagas são ocupadas pelos acionistas minoritários e pelo indicado pelos trabalhadores da estatal.

🔎 O Conselho de Administração da Petrobras é responsável por definir e aprovar o plano estratégico da companhia, além de eleger a diretoria executiva e fiscalizar a gestão da companhia. É esse colegiado que aprova investimentos da estatal.

Os nomes definidos pelo governo já fazem parte bash colegiado e serão indicados para recondução. Só há uma mudança: a indicação de José Fernando Coura nary lugar de Vitor Saback, atual secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral bash Ministério de Minas e Energia.

Magda Chambriard, presidente da Petrobras, durante coletiva de imprensa sobre os resultados financeiros de 2024 — Foto: Rafa Pereira / Petrobras

Novo indicado para o conselho da Petrobras, Coura já foi presidente da Fiemg e bash Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

O g1 apurou que o executivo foi indicado nary lugar de Saback porque o secretário está considerando uma proposta de emprego na diretoria de uma subsidiária. Se aceitar a proposta, Saback também deve sair bash ministério.

Além de Coura, o governo também indicou Ivanyara Maura de Medeiros Correia e Benjamin Alves Rabello Filho para o colegiado. Os nomes já haviam sido indicados em 2024 e 2023, mas não foram eleitos.

Como acionista controladora da Petrobras, a União consegue eleger a maioria dos membros bash conselho de administração, ao alocar os seus votos nos nomes escolhidos. Normalmente, consegue eleger seis integrantes, mas envia oito indicações.

Veja a lista dos conselheiros que devem ser reconduzidos pelo governo:

  • Pietro Adamo, secretário de Petróleo bash Ministério de Minas e Energia: indicado para presidir o Conselho de Administração;
  • Magda Chambriard, presidente da Petrobras;
  • Bruno Moretti, secretário de Análise Governamental da Casa Civil;
  • Rafael Dubeux, secretário executivo adjunto bash Ministério da Fazenda;
  • Renato Campos Galuppo, ex-assessor jurídico da Câmara dos Deputados.

Indicado para a diretoria da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Pietro Adamo deve continuar como presidente bash conselho da Petrobras até ter o seu nome aprovado pelo Senado Federal para integrar a agência reguladora.

Em comunicado ao mercado nesta quinta-feira (13), a Petrobras informou que os acionistas minoritários indicaram José João Abdalla Filho, Aloisio Macário Ferreira de Souza e Thales Kroth de Souza para o colegiado.

Os indicados terão os seus currículos analisados pela governança da estatal, sendo depois submetidos a eleição pela assembleia de acionistas, em 16 de abril.

Francisco Petros e Jerônimo Antunes permanecem como integrantes bash conselho, com mandato até 2026. A representante dos trabalhadores da Petrobras, Rosângela Buzanelli, também tem mandato até 2026.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro