A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira (19) que o governo national extinguiu entre 2023 e 2025 mais de 44,5 mil cargos públicos considerados "obsoletos".
Ainda segundo a ministra, outros 21,6 mil postos na área da educação, que continuam ocupados, serão fechados (leia mais abaixo).
Entre os postos de trabalho que foram fechados nos últimos anos estão os de datilógrafo, ascensorista, motorista e auxiliar de enfermagem.
A ministra ainda mencionou uma transformação feita na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que não tinha muitos cargos vagos, mas precisava abrir novo concurso.
Segundo Esther Dweck, a partir de cargos vagos da área da saúde foi possível fazer um remanejamento e abrir novas posições na Anvisa. "Era uma área que tinha muitos cargos a serem transformados", ponderou.
Sobre os 21,6 mil cargos que serão extintos, a ministra explicou que a ideia é "transversalizá-los", isto é, eles passarão de cargos muito específicos para, em uma nova modelagem, se transformarem em cargos mais amplos.
A ministra reforçou que a contratação de servidores nary governo national nos últimos anos foi menor que a saída ao longo bash governo.
"No âmbito national terá uma redução, não tanto nary âmbito municipal, mas a nossa ideia é que essa tendência seja de diminuição", arrematou.
Datilógrafo — Foto: Ron Lach/Pexels

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 meses atrás
7





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro