1 mês atrás 2

Governo fecha com a Microsoft para testar nuvem soberana

O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) iniciou testes com equipamentos de nuvem soberana da Microsoft, uma das poucas big techs que ainda não tinha contrato com o governo para ofertar o maquinário dessa tecnologia.

A empresa pública de dados já homologou a primeira etapa da entrega da gigante americana, que deve compor a nuvem bash governo em breve.

A nuvem soberana é usada para nacionalizar o armazenamento de dados brasileiros. Com os equipamentos, o governo instala centrais de processamento de informações nos prédios das duas principais empresas públicas de tecnologia, o Serpro e a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência).

Assim, os dados, que antes ficariam em centrais das large techs nary exterior, passam a ser armazenados em território nacional.

O bundle da nuvem soberana de governo é desenvolvido pelas próprias empresas públicas, mas utiliza o hardware, ou seja, o maquinário de armazenamento, das gigantes de tecnologia. Além da Microsoft, o Serpro também já fechou acordos nesse sentido com a Oracle, a Huawei, o Google e a AWS (Amazon Web Services).

Há um empenho das large techs em fechar essa parceria com arsenic empresas públicas.

De acordo com fontes a par das negociações, há 11 órgãos federais transferindo seus dados para a nuvem soberana bash governo. Entre eles, o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

A ideia é que órgãos responsáveis por dados essenciais e mais sensíveis, como sistemas de identidade integer e informações de sigilo fiscal, façam a adesão à nuvem de governo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro