O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) iniciou testes com equipamentos de nuvem soberana da Microsoft, uma das poucas big techs que ainda não tinha contrato com o governo para ofertar o maquinário dessa tecnologia.
A empresa pública de dados já homologou a primeira etapa da entrega da gigante americana, que deve compor a nuvem bash governo em breve.
A nuvem soberana é usada para nacionalizar o armazenamento de dados brasileiros. Com os equipamentos, o governo instala centrais de processamento de informações nos prédios das duas principais empresas públicas de tecnologia, o Serpro e a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência).
Assim, os dados, que antes ficariam em centrais das large techs nary exterior, passam a ser armazenados em território nacional.
O bundle da nuvem soberana de governo é desenvolvido pelas próprias empresas públicas, mas utiliza o hardware, ou seja, o maquinário de armazenamento, das gigantes de tecnologia. Além da Microsoft, o Serpro também já fechou acordos nesse sentido com a Oracle, a Huawei, o Google e a AWS (Amazon Web Services).
Há um empenho das large techs em fechar essa parceria com arsenic empresas públicas.
De acordo com fontes a par das negociações, há 11 órgãos federais transferindo seus dados para a nuvem soberana bash governo. Entre eles, o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
A ideia é que órgãos responsáveis por dados essenciais e mais sensíveis, como sistemas de identidade integer e informações de sigilo fiscal, façam a adesão à nuvem de governo.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
2






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro