Segundo fontes ouvidas pelo jornal Folha de S.Paulo, o governo Lula estuda taxar plataformas digitais norte-americanas como medida de retaliação. Caso isso aconteça, serviços digitais de Amazon, Facebook, Instagram, Google e Spotify —uma empresa sueca— seriam afetados. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que era preciso aguardar o anúncio oficial dos EUA.
Ao Canal UOL, o especialista explicou o impacto na geração de empregos que as medidas adotadas por Trump podem causar.
Não, nesse momento não há essa possibilidade. No longo prazo, caso a indústria americana substitua as atuais importações, o que é praticamente impossível, eles não têm essa condição de fazê-lo, por várias razões, desde a energia, aos próprios investimentos, a matéria-prima, Então, voltando aos empregos, nesse momento não há risco nenhum, não vejo risco de perda de emprego. Arno Gleisner, diretor da Cisbra
Arno também falou sobre as intenções do governo americano e um eventual aumento de preços com a substituição do produto.
Talvez, [o que Trump faz] não seja apenas para negociar e sim, para fortalecer realmente a indústria americana e pode ser que seja mantido indefinidamente, justamente visando que a indústria americana tenha condições de substituir uma parte, pelo menos, das importações. Isso, em princípio, não há como acontecer em 100% das importações, mas num percentual pequeno, sim. E, principalmente, eles vão ficar, nesse momento, mais lucrativos dentro do seu próprio mercado.
Para Arno, mesmo com todo efeito inflacionário que possa ter dentro dos Estados Unidos, eles não terão como deixar de importar o aço brasileiro.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
54





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro