© Reuters. Governo não tem o que reclamar da Câmara, diz Guimarães
O líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta 5ª feira (21.dez.2023) que o Planalto tem atualmente uma “boa governabilidade” no Congresso mesmo sem a totalidade de votos de partidos que compõem a Esplanada. Segundo ele, o Executivo “não tem o que reclamar” da Câmara dos Deputados.
“Eu sempre disse que o que importa para mim é o painel [de votação]. Nós não temos o que reclamar da Câmara. Fizemos até para além daquilo que eu tinha como expectativa”, declarou em café da manhã com jornalistas.
Guimarães afirmou ter se aproximado das bancadas do Republicanos e do União Brasil, apesar de existir uma “parcela” de deputados nesses partidos que não vota com o governo. “Eu diria hoje que nós temos sim uma boa governabilidade”, declarou.
Apesar da fala de Guimarães, o governo acumulou algumas derrotas no Congresso na reta final do ano, como a derrubada do veto presidencial à desoneração da folha de pagamento.
Em relação ao tensionamento na relação entre governistas e integrantes da oposição, Guimarães defendeu regras mais duras para o respeito do decoro parlamentar.
Ele comentou o episódio em que o deputado Washington Quaquá (PT-RJ) deu um tapa no também deputado Messias Donato (Republicanos-ES) antes da sessão solene da reforma tributária na 4ª feira (20.dez).
“Isso aqui não é um terreiro de briga de galo, não. Esse é o Parlamento […] Eu acho que a Câmara, a direção da Casa, tem que ser mais dura”, declarou.
O líder do Governo também considerou uma vitória a retirada de pauta do projeto sobre o Novo Ensino Médio. O governo era contra a diminuição da carga horária obrigatória. Guimarães disse ainda as maiores conquistas do Planalto neste ano foram as aprovações da reforma tributária, do novo regime fiscal e da PEC da transição – está última no fim de 2022.
Neste ano, para aumentar a base de apoio na Câmara, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez mudanças na Esplanada para alocar representantes do PP e do Republicanos –partidos do Centrão, grupo sem coloração ideológica clara que adere aos mais diferentes governos.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU) 





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro