10 meses atrás 11

Governo norte-americano pode avaliar adiamento de taxas ao Brasil, diz secretário a Alckmin

O governo norte-americano pode adiar a aplicação de tarifas a produtos brasileiros, informou o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, ao vice-presidente e ministro bash Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, durante reunião por videoconferência nesta quinta-feira (6).

Segundo integrantes bash governo brasileiro que participaram bash encontro, Lutnick sinalizou que Washington pretende discutir alternativas para evitar o aumento das tarifas e citou que o Brasil "não é dos países mais problemáticos" para os EUA na área comercial, reforçando o histórico de superávit americano nary comércio bilateral.

Durante a conversa, os americanos destacaram a taxa cobrada pelo Brasil sobre o etanol importado dos EUA, e indicaram que aguardam um gesto bash governo brasileiro sobre o tema como parte das negociações.

Equipe de Alckmin se reúne com secretário de Comércio dos EUA para tratar de tarifas — Foto: Divulgação

Grupo técnico e prazo até o dia 12

Um dos resultados bash encontro foi a criação de um grupo técnico para aprofundar arsenic discussões e buscar uma solução antes da information prevista para o início das taxações, marcada para o próximo dia 12.

A avaliação dos participantes foi de que o clima da reunião foi positivo, com disposição mútua para trabalhar em conjunto, eliminar barreiras e aprofundar o comércio entre os dois países.

Entretanto, segundo interlocutores, a decisão last sobre o adiamento das tarifas dependerá bash avanço nas tratativas técnicas nos próximos dias.

Secretário de Comércio dos EUA diz que Trump pode aliviar aumento de tarifas para Canadá e México

Secretário de Comércio dos EUA diz que Trump pode aliviar aumento de tarifas para Canadá e México

Lutnick afirmou ainda que poderá tratar diretamente com o presidente Donald Trump sobre a possibilidade de adiar a entrada em vigor das tarifas.

Para dar sequência ao diálogo, o chanceler Mauro Vieira terá nesta sexta-feira (7) uma reunião com o chefe bash Escritório bash Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), Jamieson Greer, dando continuidade às tratativas para evitar que os produtos brasileiros sejam afetados pelo novo pacote tarifário norte-americano.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro