13 horas atrás 1

Governo reconhece filhos de Vladimir Herzog como anistiados políticos

Brasília

A ministra Macaé Evaristo (Direitos Humanos) assinou nesta sexta-feira (9) portarias que reconhecem como anistiados políticos Ivo e André Herzog, filhos do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975 pela ditadura militar após ser torturado.

A previsão é de que as portarias sejam publicadas no Diário Oficial da União na segunda-feira (12).

Herzog foi assassinado em 25 de outubro de 1975 e teve a morte divulgada como suicídio. O episódio gerou protestos, greves estudantis e questionamentos públicos em meio ao estado de exceção que punia contestações ao regime militar.

Os filhos do jornalista receberão o pedido oficial de desculpas feito pelo Estado brasileiro e uma reparação econômica de caráter indenizatório de R$ 100 mil cada.

Em 2024, Clarice Herzog, viúva do jornalista, recebeu a condição de anistiada política pela Comissão de Anistia. No ano passado, o colegiado realizou 28 de sessões. Foram publicadas 1.463 portarias com decisões, além de ter sido ampliada a assistência a quem faz o pedido de anistia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro