O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) já definiu que repetirá a estratégia de confrontar com ações na Justiça e discursos públicos os manifestantes de Metrô, CPTM, Sabesp e outras instituições, caso eles consigam articular nova greve para 28 de novembro.
A avaliação é a de que a tática foi eficiente em outubro ao penalizar e desarticular sindicatos com multas pesadas e ao transmitir para a população que a greve se dá por divergências de projetos políticos.
Membros da gestão dizem que durante a greve de outubro o governo foi procurado por representantes sindicais em busca de soluções negociadas enquanto outras lideranças grevistas estimulavam a continuidade da greve. A falta de sintonia dos manifestantes foi interpretada como sintoma de que estavam batendo cabeça e divididos internamente, como efeito das ações da administração estadual.
O governo Tarcísio acionou a Justiça e pediu que as multas aos sindicatos fossem aumentadas para R$ 2 milhões por abusividade da greve e descumprimento do plano de funcionamento mínimo das linhas de Metrô durante a paralisação.
Durante entrevistas e notas ao longo dos dias, o governador insistiu no argumento de que a greve é ilegal e abusiva, já que não inclui reivindicações trabalhistas e manifesta apenas divergências com a pauta de privatizações da administração.
Os sindicatos argumentam que os trabalhadores protestam para que os serviços permaneçam sendo públicos e de qualidade.
Camila Lisboa, presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, escreveu em suas redes sociais que a greve unificada é atualmente discutida por representantes dos trabalhadores de Metrô, CPTM, Sabesp, Apeoesp (professores da rede estadual), instituições de saúde pública (SindSaúde), Centro Paulo Souza e Fundação Casa.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 anos atrás
66





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro