A proposta, anunciada pelo vice Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria e Comércio, visa aliviar o bolso do consumidor e estimular o setor produtivo. "São medidas, desde regulatórias até tributárias, em que o governo está deixando de arrecadar, abrindo mão de imposto para favorecer a redução de preço", ressaltou Alckmin, em nota.
Quando a inflação vai cair?
Mudança nos preços deve demorar, diz especialista. O professor de economia Luciano Nakabashi, da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, aponta que o efeito das medidas anunciadas não será imediato.
Medidas têm impacto limitado. Sobre a redução de tarifas de importação, Nakabashi pondera que a maioria dos produtos beneficiados são aqueles em que o Brasil é exportador, o que limita o impacto local. "O efeito é pequeno sobre os preços domésticos", diz.
O governo também deve direcionar incentivos do Plano Safra para aumentar a produção, o que só deve ocorrer no médio prazo. "Como são produtos agropecuários, leva algum tempo até que afete a produção e, consequentemente, a oferta", avalia Nakabashi.
O docente destaca que o controle sustentável da inflação exigiria uma política fiscal mais rigorosa. "O governo está tentando reduzir o problema da inflação sem atacar o que está causando isso. O melhor seria começar a reduzir os gastos para controlar a demanda agregada, reduzindo a inflação", aponta Nakabashi.
Governo está se arriscando ao abrir mão de receita. O economista Linconl Rocha, especialista do setor de pagamentos e fintechs e presidente da associação Pagos.org.br, diz que reduzir a taxação foi uma decisão corajosa e positiva, mas arriscada em um momento em que "o Brasil tem gastado tanto que precisa do recurso." "Isso vai trazer uma asfixia nas contas públicas e não vejo o governo abrir mão dessa receita em um futuro de longo prazo", diz Rocha.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
10





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro