A proposta, anunciada pelo vice Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria e Comércio, visa aliviar o bolso do consumidor e estimular o setor produtivo. "São medidas, desde regulatórias até tributárias, em que o governo está deixando de arrecadar, abrindo mão de imposto para favorecer a redução de preço", ressaltou Alckmin, em nota.
Quando a inflação vai cair?
Mudança nos preços deve demorar, diz especialista. O professor de economia Luciano Nakabashi, da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, aponta que o efeito das medidas anunciadas não será imediato.
Medidas têm impacto limitado. Sobre a redução de tarifas de importação, Nakabashi pondera que a maioria dos produtos beneficiados são aqueles em que o Brasil é exportador, o que limita o impacto local. "O efeito é pequeno sobre os preços domésticos", diz.
O governo também deve direcionar incentivos do Plano Safra para aumentar a produção, o que só deve ocorrer no médio prazo. "Como são produtos agropecuários, leva algum tempo até que afete a produção e, consequentemente, a oferta", avalia Nakabashi.
O docente destaca que o controle sustentável da inflação exigiria uma política fiscal mais rigorosa. "O governo está tentando reduzir o problema da inflação sem atacar o que está causando isso. O melhor seria começar a reduzir os gastos para controlar a demanda agregada, reduzindo a inflação", aponta Nakabashi.
Governo está se arriscando ao abrir mão de receita. O economista Linconl Rocha, especialista do setor de pagamentos e fintechs e presidente da associação Pagos.org.br, diz que reduzir a taxação foi uma decisão corajosa e positiva, mas arriscada em um momento em que "o Brasil tem gastado tanto que precisa do recurso." "Isso vai trazer uma asfixia nas contas públicas e não vejo o governo abrir mão dessa receita em um futuro de longo prazo", diz Rocha.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
21





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro