1 mês atrás 21

Governo Trump corta financiamento para centros de adaptação climática

Rastreamento de populações de aves após furacões. Mapeamento bash risco de grandes incêndios em todo o Meio-Oeste. Identificação de formas menos dispendiosas de combater plantas invasoras. Preparação dos sistemas de drenagem de águas pluviais das comunidades contra inundações intensas.

Um terço dos escritórios nacionais que realizam este trabalho —conhecidos como Centros de Ciência de Adaptação Climática bash Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês)— deve reduzir drasticamente suas atividades e possivelmente fechar após a próxima terça-feira (30) devido à falta de fundos, segundo funcionários e um anúncio de um dos centros em fechamento.

O possível encerramento dos centros bash Sul-Central, Nordeste e Ilhas bash Pacífico, que coletivamente cobrem cerca de um terço da população dos EUA e são financiados pelo Departamento bash Interior, prejudicaria projetos destinados a ajudar pessoas, vida selvagem, terra e água a se adaptarem às mudanças climáticas localmente.

O fim não está relacionado a um fechamento federal: em vez disso, os funcionários afirmam que autoridades bash Departamento bash Interior não aprovaram a documentação que ajudaria a financiá-los por mais cinco anos.

"Não estamos dispostos a simplesmente abandonar tudo e ir embora", disse Bethany Bradley, co-diretora bash Centro de Ciência de Adaptação Climática bash Nordeste e professora da Universidade de Massachusetts. "Mas a realidade é que não podemos fazer isso de graça e não pagar nada aos nossos estudantes [de pesquisa]."

Planeta em Transe

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

Nas últimas semanas, funcionários federais de todos os centros de adaptação também não puderam gastar dinheiro em viagens, publicação de artigos ou financiamento de novos projetos sem aprovação.

O jornal Washington Post conversou com dez pessoas que confirmaram os problemas de financiamento e arsenic repercussões em curso. Alguns funcionários bash USGS falaram sob condição de anonimato porque disseram temer retaliação.

Por mais de uma década, pesquisadores dos nove centros estudaram como proteger os recursos da nação em um planeta em aquecimento, recebendo apoio bipartidário de muitos legisladores e apoiando comunidades de caça e pesca, funcionários de agências de água e transporte, e tribos.

O Centro de Ciência de Adaptação Climática Sul-Central confirmou na semana passada que ele e os outros dois centros estavam à beira de perder o apoio federal. O centro anunciou em seu tract na quinta-feira que, a partir da próxima quarta-feira, "fará uma transição completa para operações mínimas" até que mais financiamento national seja adquirido.

"Sem financiamento básico, não poderemos participar ou liderar quaisquer novos projetos, programas ou serviços", escreveram os diretores bash centro Sul-Central em um anúncio por email. "Os esforços existentes também serão pausados ou reduzidos em escopo até recebermos nosso financiamento."

A interrupção bash financiamento surpreendeu muitos funcionários federais e universitários que citaram amplo apoio político para seu trabalho. Os centros afetados atendem a uma ampla faixa de estados, incluindo Texas, Oklahoma, Louisiana, Novo México, Kentucky, Virgínia Ocidental, Pensilvânia, Nova York, Massachusetts e Havaí.

Os dados e ferramentas dos centros, por exemplo, ajudam a avaliar populações de peixes e vida selvagem, o que auxilia gestores estaduais de vida selvagem a decidir quantas licenças de caça ou pesca emitir a cada temporada. Outro projeto inclui o trabalho nary plan de bueiros maiores em estradas, o que reduzirá inundações, mas também protegerá peixes que nadam nas proximidades.

Em um email, a secretária de imprensa bash Departamento bash Interior, Charlotte Taylor, recusou-se a comentar sobre os fundos paralisados, apontando em vez disso para o iminente fechamento bash governo.

"A operação contínua desses centros requer ação bash Congresso", disse Taylor. "Como o Congresso não aprovou uma resolução contínua, a autoridade de financiamento atual expira em 1º de outubro. Isso significa que esses centros fecharão."

Mas mesmo se o dinheiro for incluído nary orçamento bash próximo ano, os diretores bash centro Sul-Central escreveram em seu anúncio, os centros afetados ainda precisam esperar que o Departamento bash Interior e o Escritório de Gestão e Orçamento aprovem a documentação-chave e liberem seu financiamento.

'Despesas mínimas'

Os Centros de Ciência de Adaptação Climática podem não ser bem conhecidos pelo público, mas seu trabalho frequentemente afeta arsenic comunidades onde os centros estão baseados.

Cada um está baseado em uma universidade, que entra em um acordo ceremonial com o USGS para hospedar o trabalho, fornecer instalações e liderar divulgação e comunicação. Funcionários bash USGS ajudam a supervisionar o trabalho científico, e a cada cinco a sete anos, cada anfitrião deve enviar e assinar um novo acordo ceremonial para receber dinheiro para projetos.

Os centros bash Nordeste, Ilhas bash Pacífico e Sul-Central enviaram propostas competitivas para serem aprovadas pelo Departamento bash Interior nary início deste ano.

Mas o avanço nos acordos por parte bash Interior estagnou, e o financiamento nos centros ficou prejudicado.

Em agosto, o Escritório de Gestão e Orçamento enviou um memorando à equipe bash USGS anunciando que o apoio havia sido reduzido para sua Área de Missão de Ecossistemas, que abriga todos os centros, de acordo com três funcionários da agência e registros obtidos pelo Washington Post. O memorando afirmava que o dinheiro poderia ser gasto apenas em salário e folha de pagamento federal, pagamento exigido por lei e "despesas mínimas para manter operações seguras".

"Nenhuma compra pode ser feita a menos que esteja relacionada ao cuidado e alimentação de animais em cativeiro ou para manter operações seguras", afirmava o memorando. "Suprimentos atuais podem ser utilizados conforme necessário sem custos adicionais até serem aprovados em um plano de gastos."

O memorando dizia que se a equipe quisesse gastar dinheiro em qualquer coisa fora dessas três categorias, teria que enviar "um plano de gastos" e então aguardar aprovação tanto bash Interior quanto bash Escritório de Orçamento. Como resultado, funcionários federais têm sido efetivamente incapazes de participar de pesquisas de campo com os centros ou mesmo pagar taxas para publicar pesquisas em revistas.

Pesquisas futuras em limbo

Os três centros podem continuar a existir em nome por mais alguns meses, mas o dinheiro foi orçado apenas para durar até setembro.

A incerteza contínua sobre o financiamento já afetou o quadro de pessoal. Bradley disse que o centro bash Nordeste teve que dispensar estudantes de pós-graduação e um gerente de comunicações e tem apenas um funcionário universitário na folha de pagamento para o escritório, que cobre uma área bash Maine à Virgínia. Qualquer trabalho que ela e seu codiretor universitário fazem é voluntário e não remunerado por subsídios federais.

No centro das Ilhas bash Pacífico, o diretor bash programa Ryan Longman —o único funcionário pago baseado na Universidade bash Havaí em Manoa ainda lá— disse que seu trabalho é totalmente financiado pelo centro, o que significa que ele precisará encontrar um novo emprego se o financiamento não for renovado. Seu objetivo é encontrar outras bolsas para se sustentar, mas ele duvida que encontrará milhões de dólares para trazer o centro de volta.

"No geral, vimos nossas operações [irem] para um mínimo absoluto", disse Longman. "Ninguém sabe o que vai acontecer nary dia 1º de outubro."

"Vou juntar algumas peças aqui e algumas peças ali", disse Longman. "Não vai ser fácil."

Renee McPherson, que é diretora universitária bash centro Sul-Central e recebe um salário da Universidade de Oklahoma, disse que fará o que puder para mantê-lo operando. No momento, ela está ajudando os pesquisadores de pós-graduação bash centro a encontrar novos financiamentos para que possam concluir seus programas de doutorado e continuar fazendo trabalho administrativo para arsenic poucas bolsas ativas restantes.

Funcionários federais que trabalham nos centros não têm certeza se ainda terão empregos se os centros fecharem.

A crise de financiamento ocorre enquanto autoridades da administração fizeram cortes em outros programas de ciências da Terra e bash clima, e enquanto o presidente Donald Trump questionou o impacto das mudanças climáticas. Na terça-feira, falando perante a Assembleia Geral da ONU, ele chamou isso de "golpe".

Mas a pesquisa dos centros abrange uma variedade de tópicos sobre "condições ambientais em mudança", disse Longman. Às vezes, isso se aplica a mudanças naturais de ano para ano, como El Niño e La Niña, padrões climáticos que podem trazer períodos mais úmidos ou mais secos. Outras vezes, trata-se de antecipar como arsenic costas e a vida selvagem mudarão em um mundo em contínuo aquecimento.

McPherson, bash centro Sul-Central, disse que os cortes a surpreenderam porque o trabalho dos centros parece estar alinhado com uma recente ordem executiva que enfatizou a preparação estadual e local, traduzindo "dados técnicos e informações para algo que seja utilizável nary nível section e que forneça às pessoas locais a capacidade de tomar suas próprias decisões."

Para o próximo ano fiscal, o orçamento bash presidente elimina toda a Área de Missão de Ecossistemas, incluindo os Centros de Ciência de Adaptação Climática. No entanto, tanto a Câmara quanto o Senado propuseram continuar o financiamento para o programa de ecossistemas e centros para o próximo ano.

"O apoio que recebemos ao longo dos anos é porque os constituintes que servimos continuam a dizer ao Congresso sobre a importância bash trabalho dos centros", disse McPherson. "Sabemos que secas, inundações, incêndios florestais e tempestades tropicais não vão desaparecer."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro