7 meses atrás 11

Governo Trump envia por engano e-mail ordenando saída de ucranianos dos EUA, diz agência

A administração de Donald Trump enviou, por engano, emails expulsando dos Estados Unidos, ucranianos que residem legalmente no país. A informação é da agência de notícias Reuters.

Segundo os relatos, parte dos imigrantes que participam de um programa humanitário - criado após o início da Guerra da Ucrânia, em 2022 - receberam um comunicado dizendo que seus status haviam sido revogados.

O email ainda informava que eles teriam sete dias para deixar os EUA ou "o governo federal iria encontrá-los".

“Se você não deixar os Estados Unidos imediatamente, estará sujeito a possíveis ações legais que resultarão em sua remoção dos Estados Unidos”, dizia o e-mail enviado na quinta-feira. “Reiterando, o DHS está encerrando sua permissão. Não tente permanecer nos Estados Unidos.”

O erro foi reconhecido pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) nesta sexta-feira (4). Segundo o porta-voz do órgão, o programa humanitário não foi encerrado.

Para os afetados, o DHS enviou uma nova mensagem informando que a ordem havia sido um erro e que “os termos da sua permissão, conforme originalmente emitidos, permanecem inalterados neste momento”.

Uma ucraniana com permissão humanitária disse a Reuters que “não conseguia respirar normalmente e chorava incontrolavelmente” ao receber o e-mail. Ela pediu para não ser identificada por medo de retaliação do governo dos EUA.

A mulher disse que havia renovado seu status de imigração em agosto do ano passado e que foi informada de que ele seria válido por mais dois anos. Passou a noite tentando entender o que poderia ter feito de errado para ser expulsa dos EUA.

“Não tenho nem uma multa de trânsito, não posto nada nas redes sociais”, afirmou.

Angela Boelens, presidente da IA NICE - uma organização sem fins lucrativos no estado de Iowa -, que patrocinou dezenas de ucranianos, disse que conhece pelo menos duas mulheres que receberam a carta — uma delas está grávida.

“É um e-mail muito assustador. Todas as minhas famílias estão em pânico total”, disse Boelens. “Eu dizia às pessoas que elas teriam tempo após receber um aviso de revogação. Mas essa carta é muito diferente.”

EUA e Rússia discutem trégua na guerra da Ucrânia

EUA e Rússia discutem trégua na guerra da Ucrânia

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro