2 semanas atrás 7

Governo vai estudar efeitos da radiação cósmica em comissários e pilotos

"Essa parceria simboliza um compromisso conjunto com a saúde e a segurança dos profissionais da aviação", afirmou o presidente do SNA, comandante Tiago Rosa, durante o evento de assinatura do acordo, em meados de outubro. "A segurança de voo depende não só da tecnologia ou da qualificação técnica, mas também das condições de trabalho e bem-estar físico e mental de quem está a bordo", conclui o piloto.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou que a medida integra um esforço do governo para reconstruir políticas públicas de proteção ao trabalhador. "O país vive um momento de reconstrução. Estamos resgatando o valor do trabalho e o papel das instituições públicas, que haviam sido desmontadas", afirmou o ministro. Ele reconheceu que há resistência das empresas a estudos que possam implicar custos adicionais, mas defendeu que o debate deve priorizar a saúde e a dignidade dos profissionais

O presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho, ressaltou que o acordo é o primeiro passo para uma agenda de pesquisas contínuas sobre os riscos específicos da aviação civil. "Nosso objetivo é produzir conhecimento técnico que auxilie o estado e as empresas na formulação de políticas preventivas e na proteção dos trabalhadores", afirmou.

O estudo anterior

O novo acordo dá continuidade ao relatório "Fatores de riscos ocupacionais entre os aeronautas civis", publicado pela Fundacentro em 2022. O documento foi o primeiro levantamento nacional a analisar sistematicamente as condições de trabalho dos tripulantes e a identificar lacunas científicas sobre o tema

O estudo de 2022 apontou que os aeronautas estão sujeitos a diferentes fatores de estresse físicos e ambientais, como radiações ionizantes, pressão hipobárica (baixa pressão atmosférica), ruído, vibração e baixa umidade. A exposição constante a esses fatores, somada à fadiga e aos longos turnos, pode aumentar a incidência de problemas cardiovasculares, distúrbios do sono, dermatites e até casos de câncer de pele.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro