O jogo GTA 6, um dos mais aguardados do ano, sofreu um adiamento nesta sexta-feira (22). Em nota, a Rockstar confirmou, em suas redes sociais, que o jogo, originalmente planejado para ser lançado no final deste ano, será lançado somente em 26 maio de 2026. A mudança de data gerou bastante repercussão entre os fãs que estão ansiosos para a chegada do novo jogo da franquia. O tíulo deve sair para PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S.
Este atraso não é uma surpresa, já que a produtora tem o costume de atrasar os seus principais títulos – alguns, por motivos pouco comuns. Grand Theft Auto 3, por exemplo, que precisou ser adiado devido ao atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Já GTA 5 foi adiado por seis meses. Outros famosos jogos da empresa também sofreram com atrasos, como os aclamados Red Dead Redemption 2, Bully e até Max Payne 3 . Relembre, a seguir, todas as vezes em que a publisher precisou adiar um game.
Data de lançamento de GTA 6 é revelada! (Mas já foi adiada...)
GTA 6 adiado: relembre todas as vezes em que a Rockstar adiou um game
O primeiro game de mundo aberto em 3D da franquia GTA viria a revolucionar o mercado de games com seu lançamento em 2001 e tornou a série uma das mais famosas de todos os tempos. No jogo, usuários controlavam o criminosos Claude enquanto navegavam pelo submundo da corrupta Liberty City realizando missões, explorando e causando caos por diversão, a parte preferida de muitos players de GTA.
O jogo foi afetado diretamente pelos atentados de 11 de setembro nos EUA sofrendo um adiamento de três semanas. Segundo o cofundador da Rockstar Games na época, todo o material de marketing precisou ser revisado, mas o atentado afetou também toda a infraestrutura das comunicações, tornando difícil trabalhar em Manhattan naquela época turbulenta. O mesmo aconteceu com o game "Smuggler's Run 2", que não era da Rockstar Games, mas foi publicado pela empresa.
GTA 3 apresentou uma revolução para a série com gráficos em 3D — Foto: Divulgação/Rockstar A sequência de GTA 3, GTA: Vice City, foi lançada para o PlayStation 2 em outubro de 2002, mas não sem antes um pequeno atraso de uma semana em relação à data planejada. O atraso foi por um motivo simples: segundo um representante da Rockstar Games, apenas para que houvesse cópias suficientes do game nas lojas para atender a demanda. Curiosamente, o relançamento do game para Android também sofreu um atraso de uma semana.
O game trouxe uma aventura ainda mais impressionante, construída em cima das conquistas de GTA 3, mas com ideias originais como uma ambientação de época em Miami nos anos 80. O game era protagonizado pelo personagem Tommy Vercetti, que parece inspirado em Tony Montana, personagem do filme Scarface interpretado pelo ator Al Pacino.
GTA: Vice City se tornou um dos jogos mais icônicos da franquia com uma identidade visual única — Foto: Reprodução/Steam Completando a trilogia clássica no PlayStation 2, GTA: San Andreas foi lançado em 2004 e também sofreu o mesmo adiamento de uma semana como GTA: Vice City, porém por outros motivos. Na época, o adiamento foi anunciado pela Take Two Interactive que afirmou em uma reunião com investidores que o game precisava de um pouco mais tempo para testes, sem maiores detalhes.
O último capítulo da saga no PlayStation 2 foi o mais ambicioso de todos, trazendo o maior mundo aberto visto até então na franquia, desafiando os limites do console. A história de GTA: San Andreas também era mais pessoal, contando a história de Carl "C.J." Johnson que retorna para sua cidade após a morte de sua mãe e precisa reunir sua antiga gangue para retomar o controle da área. Este capítulo trouxe várias ideias novas para a franquia, até algumas que não foram reutilizadas, como o sistema de engordar ou ficar musculoso de acordo com sua rotina.
GTA: San Andreas desafiou os limites do PlayStation 2 em seu lançamento — Foto: Divulgação/Rockstar Games O game cult Bully lançado em outubro de 2006 para o PlayStation 2 deveria ter sido lançado inicialmente em outubro de 2005 após ser anunciado em maio do mesmo ano. Na época, a Rockstar Games mencionou que apenas precisava de mais tempo com o desenvolvimento do jogo, mas não se sabe se fatores externos também influenciaram a decisão. Desde seu anúncio, Bully levantou protestos por sua temática e se tornou alvo de uma campanha contra jogos impróprios liderada na época pelo ativista e ex-advogado Jack Thompson.
A história de Bully, na verdade, não é sobre enaltecer o comportamento, como a série GTA às vezes pode parecer fazer para o mundo do crime. No jogo usuários controlam James "Jimmy" Hopkins, um jovem enviado para a escola Bullworth Academy onde precisa navegar entre os diferentes grupos de estudantes, como nerds, atletas e mais, realizando missões e ocasionalmente brigando com eles.
Bully pode ser jogado no Xbox One por meio da retrocompatibilidade — Foto: Divulgação/Rockstar 5. Midnight Club: Los Angeles
O último game da série de corrida da Rockstar Games foi lançado em 2008 para PlayStation 3 e Xbox 360 com uma versão "Remix" para o PSP e mais uma vez a empresa decidiu adiar em 1 semana seu lançamento. A justificativa dada pela chefe de finanças na época, Lainie Goldstein, é que este período seria uma janela de lançamento mais favorável. Outubro de 2008 teve muitos lançamentos de peso como Dead Space, Saints Row 2, Far Cry 2, Fallout 3, Fable 2, Fifa 09 e mais.
Apesar de ter sido o último jogo da franquia, Midnight Club: Los Angeles era um game impressionante, trazendo um grande mundo aberto com uma versão da cidade de Los Angeles adaptada, menor e repleta de atalhos enquanto ainda manteve seus pontos turísticos. Os carros e motos têm boa física e é preciso dominar técnicas de derrapagem para realizar as curvas mais desafiadoras.
Midnight Club: Los Angeles trazia belos visuais para o PlayStation 3 e Xbox 360 em um agitado mundo aberto — Foto: Divulgação/Rockstar Games A série GTA provavelmente foi a que mais sofreu com adiamentos na história da Rockstar Games. GTA 4 foi lançado em abril de 2008 para o PlayStation 3 e Xbox 360, mas demorou para chegar às mãos dos jogadores. O game estava planejado para outubro de 2007, porém a Take Two Interactive afirmou que problemas técnicos haviam atrasado o desenvolvimento. Uma segunda data foi marcada para janeiro de 2008, e a companhia anunciou um novo atraso para abril.
O quarto capítulo da saga retornou à Liberty City porém sob uma nova ótica com um visual acinzentado pelos olhos do imigrante Niko Bellic. O tamanho do mapa diminuiu em relação à GTA: San Andreas, mas se tornou mais denso, com mais atividades, introduzindo novas ideias como smartphones como parte do gameplay e o componente online que se tornaria um fenômeno no próximo jogo.
GTA 4 tinha uma identidade visual característica mais acinzentada e realista em contraste com os capítulos do PlayStation 2 — Foto: Divulgação/Rockstar O novo game de mundo aberto no velho oeste da Rockstar Games chegou para o PlayStation 3 e Xbox 360 em maio de 2010 após um pequeno atraso de um mês. Segundo o CEO da Take Two Interactive na ocasião, Ben Feder, a decisão foi tomada apenas por um ponto de vista de negócios, considerando que maio seria um mês mais adequado para o game. Vale lembrar que Red Dead Redemption havia sido anunciado em fevereiro de 2009, quatro anos após uma demonstração técnica do game, e o público já estava sedento pelo lançamento.
Red Dead Redemption foi uma evolução da franquia Red Dead Revolver, levando o velho oeste para o mesmo mundo aberto que havia feito tanto sucesso para a série GTA. O game contava a história de John Marston, que tem sua família raptada pelo governo para forçá-lo a caçar os membros de sua antiga gangue enquanto o gameplay traz um sistema de missões semelhante ao de GTA.
Red Dead Redemption da Rockstar Games ainda é um game bastante aclamado da empresa — Foto: Reprodução/Steam A franquia Max Payne, que foi criada pela Remedy Entertainment, acabou sendo vendida para a Rockstar Games em 2002 e demorou aproximadamente 10 anos para vermos o resultado com Max Payne 3 para PlayStation 3 e Xbox 360 (poucos dias depois ao PC) em maio de 2012. Inicialmente planejado para o final de 2009, o game foi adiado para 2010, depois setembro de 2011 e chegou a desaparecer da agenda de lançamentos da empresa. Quando reapareceu em março de 2012, Max Payne ainda sofreu um novo atraso para maio de 2012, quando finalmente chegou ao mercado.
O jogo mudou bastante o estilo de Max Payne com o ex-policial agora trabalhando como guarda-costas de um executivo em São Paulo, no Brasil. Após seu chefe se envolver com criminosos, Max acaba voltando à ativa com um exército de um homem só. O tradicional gameplay de tiro em terceira pessoa da série foi atualizado, mas sem deixar de lado os momentos em "câmera lenta" em que projéteis rasgam o ar dramaticamente.
Max Payne 3 foi um capítulo original desenvolvido pela Rockstar Games da série inicialmente criada pela Remedy Entertainment — Foto: Reprodução/Steam Um jogo um pouco fora do comum na lista, L.A. Noire não foi desenvolvido diretamente pela Rockstar Games, mas pelo Team Bondi, com auxílio de estúdios da produtora de GTA, que também publicou o jogo. Após seu lançamento em 2011 para PlayStation 3 e Xbox 360, o Team Bondi encerrou suas atividades, deixando os diretos com a Rockstar Games.
O título anunciado em 2004 se tornou parte dos projetos da Rockstar Games em 2006. Seu lançamento primeiro seria em 2008 e depois em 2010, porém nesta data o game apenas tinha seu primeiro trailer. Uma nova data foi definida para março de 2011 e o jogo apenas saiu em maio do mesmo ano. Os motivos oficiais para o atraso é que o game precisava de mais tempo, mas houve muitas reclamações de ex-empregados do Team Bondi sobre as condições de trabalho no estúdio e posteriores cortes nos créditos na época.
L.A. Noire era um game investigativo que se passava em Los Angeles nos anos 40 acompanhando os casos do detetive Cole Phelps movendo-se por um mundo aberto pela cidade, coletando evidências, interrogando testemunhas e participando de tiroteios quando necessário. O jogo trouxe uma tecnologia revolucionária de captura facial na qual era possível perceber as nuances nas expressões de suspeitos ao serem interrogados para descobrir o que estavam escondendo.
L.A. Noire desenvolvido pela Rockstar Games em parceria com a Team Bondi era um jogo provavelmente à frente de seu tempo com tecnologias avançadas — Foto: Reprodução/Steam Sem grandes surpresas, GTA 5 também sofreu um atraso, mas não tão drástico quanto outros games da lista: apenas da primavera de 2013, por volta do segundo trimestre do ano, para 17 de setembro de 2013 no PlayStation 3 e Xbox 360. Segundo os desenvolvedores o atraso foi causado por problemas no desenvolvimento, já que GTA 5 era o jogo complexo e ambicioso, que precisava de "um pouco mais de polimento". Nesta ocasião o período entre GTA 4 e GTA 5 era o maior já visto na franquia, nada perto do que veríamos entre GTA 5 e GTA 6.
GTA 5 conta a história de três criminosos diferentes introduzindo uma bem-vinda mecânica de múltiplos protagonistas: Michael, um antigo ladrão que havia deixado suas façanhas para trás, mas encontra-se em uma crise de meia-idade; Franklin, um jovem com potencial que vê oportunidade de ganhar dinheiro ao lado de Michael; e Trevor, um verdadeiro psicopata caótico do passado de Michael. Juntos os três personagens realizam grandes assaltos e enfrentam forças policiais corruptas pela cidade de Los Santos.
Curiosamente, mesmo após o lançamento, os atrasos não pararam de perseguir GTA 5. A versão para PC do game teve sua data de lançamento planejada para final de 2014, depois janeiro de 2015, seguida por março e enfim lançada em abril. E vale lembrar que o modo multiplayer GTA Online só chegou em 1º de outubro de 2013, algumas semanas depois do lançamento do game, e os grandes assaltos multiplayer anunciados para primavera de 2014 só chegaram em março de 2015.
Michael é um dos personagens principais de GTA 5 — Foto: Reprodução/PlayStation 11. Red Dead Redemption 2
Lançado em 2018 para o PlayStation 4 (PS4) e Xbox One, Red Dead Redemption 2 é um dos mais recentes casos de uma longa série de atrasos da Rockstar Games. O jogo inicialmente seria lançado no segundo semestre de 2017, data que foi empurrada para o primeiro trimestre de 2018, depois o segundo trimestre e só então ganhou sua data definitiva para 26 de outubro de 2018 quando o jogo finalmente seria lançado. Mais uma vez a Rockstar Games afirmou precisar de tempo extra para "mais polimento".
Red Dead Redemption 2 é na verdade uma prequel com eventos que se passam antes do primeiro Red Dead Redemption e acompanha a história de um novo personagem, Arthur Morgan, parte da gangue Van der Linde em meio aos anos finais do velho oeste clássico. Enquanto realiza missões para manter seu grupo alimentado, Arthur também pode explorar o mundo aberto mais detalhado já criado pela Rockstar Games com animais selvagens, bandidos e personagens que parecem vivos ao perceberem detalhes como seu estado, roupa e até denunciarem o jogador se testemunharem crimes.
Red Dead Redemption 2 é atualmente o jogo de mundo aberto mais detalhado e realista da Rockstar Games — Foto: Reprodução/Steam 
German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
27
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/w/M/e7FT2gQwSONqjaB0M3GQ/imagem-2026-01-19-222013510.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/S/r/C8x9AqSOKQvT5FssuHvg/fogao-5-bocas-electrolux.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/g/B/h1EjbGTHGuVsvPNZu7Ww/copia-de-x.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/T/v/2BWxM9RZSIyNNXlVULhQ/close-up-woman-applying-eye-shadow.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro