11 meses atrás 17

Haddad diz que política de juros conduzida pelo BC não pode 'jogar o país' em uma recessão

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (7) que a política monetária – ou seja, a definição da taxa básica de juros da economia pelo Banco Central com basal em um sistema de metas – "não pode jogar o país em uma recessão".

Ele deu arsenic declarações em entrevista à rádio Cidade, de Caruaru (PE).

"Depende da hora e depende da dose. Se está tendo um repique inflacionário, precisa corrigir. O remédio é aumentar a taxa de juros para coibir alta de preços, mas isso tem de ser feito da maneira correta, na dose certa. É como antibiótico, não pode tomar a cartela em um dia, não pode tomar nem menos e nem mais. Politica monetária tem que ter sabedoria. Não pode jogar o país em uma recessão", declarou Haddad.

BC alerta para risco de estouro da meta de inflação; Klava analisa

BC alerta para risco de estouro da meta de inflação; Klava analisa

Questionado sobre a declaração bash presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que a população não deve comprar produtos considerados caros nos supermercados, Haddad não respondeu.

Disse apenas que, mesmo com secas nary ano passado, inundação nary Rio Grande bash Sul e disparada bash dólar nary fim de 2024, os preços "ainda estão abaixo bash que o presidente lula herdou bash presidente Bolsonaro".

"Vamos continuar tomando medidas de aumentar salário mínimo, corrigir tabela bash IR, baixar o dólar, e melhorar a safra para combater os preços altos", afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

No tripé macroeconômico utilizado na economia brasileira, não há meta ceremonial para a taxa de câmbio, que é flutuante, ou seja, o dólar sobe e desce de acordo com o fluxo de oferta e demanda da moeda norte-americana.

Ao mesmo tempo, há metas para arsenic contas públicas (política conduzida pelos Ministérios da Fazenda e Planejamento) e para a inflação (a cargo bash BC, por meio da definição da taxa de juros).

Safra recorde em 2025 ajuda a reduzir inflação dos alimentos

Safra recorde em 2025 ajuda a reduzir inflação dos alimentos

Na entrevista à rádio Cidade, de Caruaru, o ministro Haddad também afirmou que os governadores bash país se uniram e "passaram a cobrar ICMS de contrabandistas".

"Melhorou situação bash varejo. Todos governadores se uniram a passaram a cobrar dos contrabandistas, o que não epoch feito nary governo anterior", acrescentou o ministro da Fazenda.

Estados e DF vão aumentar ICMS das compras internacionais

Estados e DF vão aumentar ICMS das compras internacionais

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro