2 semanas atrás 8

Haddad diz que prefere ser chamado de gastador a ter pecha de caloteiro

Essa emenda recém-promulgada, quero dizer que a única participação da Fazenda foi pedir para não mexer nos precatórios federais. Ou seja, nós repudiamos o calote que foi dado no governo anterior e não queremos seguir esse caminho. Fernando Haddad, ministro da Fazenda

PEC determina que precatórios da União deverão ser gradualmente incluídos no cálculo da meta fiscal a cada ano. Em vigor a partir de 2027, a regra estabelece que ao menos 10% do valor estimado devem entrar no Orçamento e que, em uma década, todo estoque dos precatórios deve ser contabilizado.

Nova regra alterou texto definido em 2021. Naquele ano, Congresso aprovou PEC que limitava o pagamento dos precatórios do governo federal até 2026. No fim de 2023, Medida Provisória abriu crédito extraordinário para honrar precatórios atrasados, mas cujas despesas não reduziam o superávit fiscal.

Eu paguei uma dívida do governo anterior que tinha que ser paga. Eu prefiro ficar com pecha de quem gasta demais do que ficar com pecha de caloteiro. Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Haddad defendeu o legado do governo em outras áreas. Ministro da Fazenda disse que inflação neste ano será a quarta menor na história do País. No acumulado neste ano, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumula variação de 3,94, pela prévia do indicador até setembro. O mercado projeta, de acordo com o Boletim Focus, pesquisa do Banco Central com mais de cem economistas do mercado financeiro, variação de 4,70%. Desde 2000, o IPCA fechou oito vezes abaixo desse patamar.

Haddad destacou menor taxa de desemprego da série histórica. O indicador, de 5,6% no trimestre encerrado em agosto é o menor nos levantamentos do IBGE. Ministro também afirmou que o superávit fiscal deste governo será o melhor em dez anos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro