6 dias atrás 1

Helena ocupa, desde 2020, o posto de nome feminino mais registrado no Brasil

Nome das protagonistas de Manoel Carlos caiu nas graças das mães brasileiras


Helena ocupa, desde 2020, o posto de nome feminino mais registrado nary  Brasil

Helena ocupa, desde 2020, o posto de nome feminino mais registrado nary Brasil

Manoel Carlos marcou não só a dramaturgia, mas a vida das mulheres brasileiras. Em suas novelas, entre 1981 e 2014, nove Helenas encantaram e emocionaram com seus dilemas e paixões. Somente em 1982, em “Sol de Verão”, que o nome da protagonista foi Raquel, vivida por Irene Ravache.

No Brasil, o nome da musa de Maneco passou a ocupar a liderança da preferência nos cartórios em 2020, posição mantida todos os anos seguintes, com exceção de 2022, quando Maria Alice liderou o ranking.

Lilian Lemmertz, Maitê Proença, Regina Duarte, Vera Fischer, Christiane Torloni, Taís Araujo e Julia Lemmertz viveram arsenic personagens Helenas nas novelas de Manoel Carlos — Foto: Divulgação/TV Globo

Esse crescimento de Helenas consolida uma trajetória de popularização de um nome que já havia sido preferência nacional na década de 1950. Em 2015, Helena ocupava a 45ª posição nos cartórios de registro. Em 2017, passou para 21ª. Dois anos depois, 15ª. 

Para ter uma noção, só em 2025, o Brasil ganhou mais de 28.271 Helenas. Esses dados fazem parte de um levantamento com basal nary Portal da Transparência bash Registro Civil, elaborado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que representa os cartórios de registro civilian bash país.

Na  telinha Globo, arsenic Helenas de Maneco que emocionaram foram:

  • Lilian Lemmertz: Baila Comigo (1981)
  • Maitê Proença: Felicidade (1991)
  • Regina Duarte: História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006)
  • Vera Fischer: Laços de Família (2000) 
  • Christiane Torloni: Mulheres Apaixonadas (2003)
  • Taís Araújo: Viver a Vida (2009)
  • Julia Lemmertz: Em Família (2014)

Helena de Por Amor — Foto: Globo

Manoel Carlos — Foto: Reprodução/Memória Globo

"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos. O velório será fechado e restrito à família e amigos íntimos. A família agradece arsenic manifestações de carinho e solicita respeito e privacidade neste momento delicado".
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro