Um homem britânico foi condenado por usar uma Apple AirTag para espionar a ex-mulher após o fim do casamento. Kevin Reid, de 65 anos, iniciou uma campanha de perseguição contra Sally Reid logo após descobrir que ela havia começado um novo relacionamento. Durante 14 meses, ele rastreou os passos da ex-esposa, alterando as configurações do celular dela sem consentimento e instalando um rastreador AirTag em seu carro.
O caso, que ocorreu em Dorset, no Reino Unido, ganhou destaque nas redes sociais e acendeu um alerta sobre os riscos do uso indevido de tecnologias de rastreamento. Por isso, o TechTudo reuniu uma série de dicas para ajudar os usuários a se protegerem em situações semelhantes. A seguir, entenda o que são as AirTags, como funcionam e o que fazer caso receba a notificação de que uma está se movendo com você. Confira.
Sally, à direita, seus dois filhos ao centro e Kevin Reid, à esquerda; ex-marido rastreou a esposa por mais de um ano através de AirTag, da Apple — Foto: Divulgação/Facebook Kevin Reid foi condenado por usar uma Apple AirTag para rastrear os passos da ex-mulher, Sally Reid, ao longo de mais de um ano. O diretor de vendas do setor hoteleiro alterou as configurações do celular da ex-companheira sem o seu consentimento, ativando o compartilhamento de localização e, depois, escondendo uma AirTag no carro dela. O caso aconteceu no Reino Unido e escancarou os perigos do uso indevido de dispositivos de rastreamento.
A perseguição começou em outubro de 2022, um mês após o divórcio, que até então havia sido considerado amigável. Reid também deixava flores, bilhetes e mensagens perturbadoras para Sally, que passou a viver com medo constante de estar sendo monitorada. O tribunal de Weymouth determinou que ele cumprisse 60 horas de trabalho comunitário e impôs uma ordem de restrição de três anos, proibindo qualquer contato com a vítima fora dos trâmites legais.
Kevin Reid, diretor de vendas hoteleiras que colocou um Apple AirTag no carro de sua ex-mulher para espioná-la — Foto: Divulgação/Daily Mail O que são AirTags e para que servem?
As Apple AirTags são dispositivos pequenos, redondos e discretos, criados para ajudar usuários a localizar objetos pessoais, como carteiras, mochilas e chaves. Eles funcionam por meio da tecnologia Bluetooth e da rede do app Buscar, que conecta o rastreador a milhões de dispositivos Apple espalhados pelo mundo. Com isso, o usuário pode visualizar a localização do item perdido em tempo real por um iPhone.
O emparelhamento é simples e rápido: basta aproximar a AirTag do celular e conectá-la pelo app. Há ainda recursos como o Modo Perdido e alertas sonoros, que ajudam a encontrar objetos próximos. O grande diferencial é a precisão na localização — uma praticidade que, infelizmente, também pode ser mal utilizada.
Apple AirTag — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Quais são os principais riscos de usar AirTags?
Apesar da proposta positiva, as AirTags podem representar um risco se usadas com intenção maliciosa. Pessoas com comportamentos obsessivos, por exemplo, têm utilizado o dispositivo para espionar, seguir ou monitorar ex-parceiros, colegas e até desconhecidos.
A Apple afirma que o acessório foi desenvolvido com foco na privacidade, incluindo criptografia e alertas de rastreamento. No entanto, especialistas criticam a empresa por não ter previsto todos os cenários de abuso desde o lançamento. Em alguns casos, o alerta pode demorar a aparecer ou ser contornado por quem age de má-fé.
Apple Air Tag: dispositivo é pequeno e discreto, de maneira que pode passar desapercebido por usuários — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Casos em que a AirTag foi usada indevidamente
O caso de Kevin Reid não é isolado. Em Bali, duas turistas australianas encerraram suas férias antes da hora após encontrarem um AirTag escondido em suas mochilas. No Texas, uma mulher encontrou o dispositivo colado com fita adesiva embaixo de seu carro. Na Disney, uma adolescente foi rastreada por quatro horas dentro do parque e só soube disso quando recebeu um alerta no iPhone.
AirTag foi usada para rastrear adolescente de 17 anos na Disney, nos EUA — Foto: Reprodução/Daily Mail Outros episódios envolveram até mesmo tragédias. Em 2022, um homem foi morto pela ex-namorada, que o localizou com a ajuda de uma AirTag escondida em seu carro. O caso resultou em um processo contra a Apple, acusada de negligência. A empresa, por sua vez, afirma colaborar com investigações e ressalta que pode compartilhar informações vinculadas ao ID Apple responsável pelo rastreador.
O que fazer em situações como essa?
Se receber um alerta no iPhone indicando que uma AirTag desconhecida está se movendo com você, mantenha a calma e tente reproduzir o som emitido pelo dispositivo — isso pode facilitar sua localização. Em seguida, segure o AirTag próximo ao celular para identificar o número de série e, se possível, o dono do rastreador. É importante não descartar o dispositivo, pois ele pode servir como prova.
No app Buscar, acesse a aba Itens Detectados Com Você para obter instruções de desativação. Já os usuários de Android podem usar o app gratuito Tracker Detect, da própria Apple, para escanear a presença de AirTags próximas. Ainda, se houver suspeita de crime, o mais indicado é procurar a polícia com o dispositivo intacto. Em casos de stalking, confiar no próprio instinto e buscar ajuda o mais rápido possível pode evitar situações mais graves.
Prisão foi feita após cruzamento de dados conferidos pelo AirTag, da Apple — Foto: Reprodução/Okaloosa County Sheriff's Office Vídeo: iPhone 16 ou iPhone 16e? Saiba tudo sobre o novo celular da Apple
iPhone 16 ou iPhone 16e? Saiba tudo sobre o novo celular da Apple

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
13
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/N/m/8BnkRzRPqUs6xUemh14Q/pexels-monstera-9430882.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/f/K/lW0O5eRKCqOa2B3i37Vg/2.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/A/WKXzTHTVKijZGFzWSpOg/o-que-e-a-bolha-de-ia-entenda-de-uma-vez-por-todas-de-maneira-simples.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/w/M/e7FT2gQwSONqjaB0M3GQ/imagem-2026-01-19-222013510.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro