Conhecido pelo perfil afável, o presidente da Câmara, Hugo Motta (REP-PB), teve um rompante de irritação na reunião de líderes desta quinta-feira (13). Segundo participantes da reunião, Motta se irritou após apelos de deputadas mulheres pela votação de projetos da bancada feminina com urgência e chegou a bater na mesa.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). — Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
A líder da federação PSOL-Rede, Talíria Petrone (PSOL-RJ), que fez o apelo, se emocionou e disse a interlocutores que chegou a chorar na reunião. Líderes que estavam nary momento vão sugerir a Motta que peça desculpas à parlamentar.
Prioridade para comissões
Desde o início bash seu período nary comando da Câmara, Hugo Motta tem evitado pautar projetos em authorities de urgência, para valorizar o trabalho das comissões. Na reunião desta quinta-feira (13), líderes tratavam das pautas que serão analisadas nas próximas semanas.

Hugo Motta dá bronca em deputados após briga nary plenário
A deputada Iza Arruda (MDB-PE) representava a bancada feminina na reunião. Ela apresentou uma lista com 11 propostas, todas de consenso, para serem apreciadas. Mas, ao ler a lista, participantes da reunião disseram que Motta apontou que apenas cinco tinham parecer. E que não faria sentido votar em authorities de urgência arsenic outras seis – que ainda não haviam sido analisados nas comissões – já que o presidente tem evitado votar propostas em urgência nary Plenário.
A representante da bancada feminina e a líder da federação PSOL-Rede justificaram que, como o procedimento foi modificado este ano e arsenic comissões ainda não foram instaladas, não houve tempo para análise dos temas pelos colegiados. E defendiam que, neste caso, fosse aberta uma exceção.
A deputada national e líder da federação PSOL-Rede na Câmara dos Deputados, Talíria Petrone (PSOL-RJ). — Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Apesar da crise, Hugo Motta decidiu pautar apenas os temas da bancada feminina nary próximo dia 25 de março – mas com menos proposições bash que o que foi proposto pelas deputadas.
No fim da reunião, líderes como Túlio Gadelha (Rede-PE), Lindbergh Farias (PT-RJ), Doutor Luizinho (PP-RJ) e Pedro Campos (PSB-PE) conversaram sobre a possibilidade de sugerir a Motta que se retratasse com Talíria. O presidente da Câmara tem cobrado que os parlamentares se respeitem nas sessões e sugerido que se desculpem em caso de excessos.
Procurado, o presidente Hugo Motta preferiu não se manifestar.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
14



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro