8 meses atrás 45

HyperOS x MIUI: entenda as diferenças entre sistemas operacionais da Xiaomi

Os sistemas operacionais da Xiaomi podem levantar dúvidas em alguns usuários. Potencializado a partir do Android, o HyperOS surgiu em 2023 para substituir a MIUI, descontinuada pela marca chinesa no mesmo ano, e desde então vem sendo implementado gradualmente nos smartphones. O antigo software ficou conhecido pelo seu visual carregado e altamente personalizável, com uma ampla variedade de temas, animações e ajustes estéticos, enquanto seu sucessor aposta em uma abordagem mais limpa e minimalista. No entanto, as diferenças entre os dois vão além da estética, impactando também aspectos como o desempenho operacional, organização de apps e estabilidade. Nas próximas linhas, confira as principais diferenças entre o HyperOS e a MIUI.

 Arte/TechTudo HyperOS vs MIUI: entenda as diferenças entre os sistemas operacionais — Foto: Arte/TechTudo

1. Design mais minimalista

O HyperOS apresenta uma versão com design visual mais simples, limpo e minimalista em comparação com a MIUI. Essa diferença pode ser notada, principalmente, no layout de central de controle e no painel de notificações, que contam com uma interface que prioriza simplicidade e funcionalidade. Os ícones costumam ser mais refinados, assim como as animações mais suaves e o espaçamento entre os elementos facilita o toque e a leitura. Além disso, o sistema traz uma maior padronização nos menus e configurações, eliminando redundâncias que existiam na MIUI. Isso contribui para uma experiência mais fluida e agradável, com menos poluição visual.

 Reprodução/Nextpit HyperOS tem visual mais minimalista em comparação com o MIUI — Foto: Reprodução/Nextpit

2. Mais desempenho e velocidade

Em termos de desempenho e velocidade, o HyperOS também sai na frente. Após as atualizações, por exemplo, o sistema ainda assim não apresenta falhas, travamentos ou lentidões. Um dos principais avanços está na otimização do uso de recursos, garantindo que os dispositivos apresentem uma performance consistente. Além disso, o sistema consome menos memória RAM e reduz os processos em segundo plano, com isso, o tempo de inicialização dos aplicativos e transições entre telas também são mais ágeis. Outro ponto importante é a melhoria de bateria, que evita aquecimentos desnecessários e otimiza o consumo energético.

 Ana Letícia Loubak/TechTudo HyperOS permite um melhor desempenho na bateria — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

3. Experiência mais intuitiva

Para quem busca uma experiência minimalista e intuitiva, a interface geral do HyperOS costuma ser um bom atrativo. A interface costuma contar com ícones e campos visíveis de fácil acesso. Alguns recursos também podem ser acessados com um deslize de dedo, como o acesso às configurações rápidas, sem exigir diferentes passos e reduzindo a dependência de botões físicos ou virtuais. Outros atrativos também no manuseio são as notificações em formato de ilha, similar ao do iPhone, além de tela de bloqueio personalizáveis com papel de parede e adição de widgets à tela inicial, que aprimoram a experiência.

 Ana Letícia Loubak/TechTudo HyperOS oferece uma experiência mais intuitiva no uso do aparelho — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

4. Uso mais leve de recursos

O HyperOS também tem um uso mais leve de recursos por consumir menos armazenamento e otimizar o gerenciamento de memória RAM. Com isso, os usuários contam com um desempenho significativo e rápida inicialização, além de suportar ações multitarefas. O desempenho ágil prioriza uma gestão inteligente de armazenamento, priorizando os aplicativos mais utilizados, além de otimizar os processos em segundo plano, resultando em inicializações mais rápidas e maior eficiência.

 Ana Letícia Loubak/TechTudo HyperOS tem um uso mais leve de recursos — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

1. Boa organização de aplicativos no MIUI

Apesar do HyperOS ter adotado uma interface mais limpa e moderna, a MIUI ainda se destaca quando o assunto é organização de aplicativos. Ela oferece gaveta de apps com categorias automáticas, agrupando por redes sociais, jogos, streamings, por exemplo, facilitando a localização dos ícones. Esse agrupamento ainda pode ser feito pelas cores dos aplicativos. Ambas as opções proporcionam aos usuários uma organização mais detalhada dos itens.

 Reprodução/Cashif MIUI oferece ua boa organização de apps — Foto: Reprodução/Cashif

2. Criatividade no aplicativo Gallery e editor de vídeos do MIUI

A MIUI também se destaca quando se trata dos recursos nativos para edição de imagens e vídeos. Entre as funcionalidades, estão efeitos criativos, cortes inteligentes, filtros, trilhas sonoras, remoção de objetos e até inteligência artificial para realces automáticos. É válido reforçar que o HyperOS também conta com grande parte dessas ferramentas. Porém, o MIUI proporciona uma experiência mais completa e criativa para quem gosta de editar arquivos de mídia diretamente no dispositivo, sem depender de apps de terceiros.

 Reprodução/Cashif Aplicativo Gallery oferece mais criatividade — Foto: Reprodução/Cashif

3. Maiores opções de personalização da interface

Os usuários também tem facilidade na hora de personalizar a interface do aparelho. O sistema permite alterar praticamente tudo, como temas, ícones, animações de carregamento, formatos de notificações, fontes do sistema e até mesmo estilos de tela de bloqueio. Essa, inclusive, é uma das grandes diferenças em comparação ao HyperOS, que adota um visual mais minimalista, o que pode limitar a criatividade de usuários que gostam de deixar o celular com a sua cara.

 Ana Letícia Loubak/TechTudo MIUI oferece diversas opções de personalização — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

4. Atualizações inconsistentes

Um dos principais pontos negativos da MIUI, segundo os seus usuários, era a inconsistência nas atualizações antes do sistema ser descontinuado em 2023. Muitos usuários relatam que as atualizações demoravam a chegar, não eram distribuídas uniformemente entre os modelos ou acabam trazendo mais bugs do que melhorias. O HyperOS surgiu justamente como uma tentativa da Xiaomi de resolver esse problema.

 Divulgação/Xiaomi MIUI apresenta atualizações inconsistentes — Foto: Divulgação/Xiaomi

Veja também: Como acessar jogos do Steam no celular Android e iPhone (iOS)

Como acessar jogos do Steam no celular Android e iPhone (iOS)

Como acessar jogos do Steam no celular Android e iPhone (iOS)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro