8 meses atrás 38

IA Mode: Google vai ganhar nova versão de Busca com uso de IA

O Google anunciou oficialmente o seu novo Modo IA de pesquisa durante a Google I/O 2025. Com uma capacidade de processamento acelerado, os usuários conseguirão fazer consultas mais longas e complexas dentro desse recurso. Com apresentação de Sundar Pichai, CEO do Google, e Liz Reid, vice-presidente e chefe de pesquisa do Google, diversos detalhes sobre a ferramenta foram apresentados e, segundo as falas dos representantes da empresa, o objetivo principal é tornar o mecanismo de busca mais inteligente, dinâmico e personalizado. Desde o lançamento das Visões Gerais de IA, segundo dados oficiais da empresa, o número de usuários atingidos foi de mais de 1,5 bilhões em mais de 200 países.

Abaixo, o TechTudo destaca os principais elementos do novo recurso e quais foram os seus destaques durante a Google I/O 2025.

 Reprodução/Youtube Modo de IA para pesquisas chega para acelerar buscas e gerar recomendações com base na IA do Google — Foto: Reprodução/Youtube

O que é o Modo IA na Busca do Google?

O Modo IA é um recurso que ficará localizado ao lado da logotipo do Google Lens na barra de busca do Google, tanto no navegador como nas versões de aplicativo para Android e iPhone (iOS) do buscador. Além dos botões de busca, pesquisa por voz e pesquisa por imagem, o novo botão também poderá ser utilizado pelos usuários para realizar perguntas complexas e detalhadas dentro da ferramenta de pesquisa. Outra novidade é que, além de gerar a resposta desejada, também será possível consultar a sugestão de fontes, vídeos e outros conteúdos para o usuário se aprofundar durante a busca.

Google I/O 2025 — Foto: Reprodução/Youtube Google I/O 2025 — Foto: Reprodução/Youtube

O Modo IA apresenta capacidades mais avançadas do Gemini e conforme a empresa colhe feedbacks dos usuários, muitas funcionalidades e recursos do Modo IA poderão ser incorporados diretamente à experiência da Busca. Outro anúncio feito foi que a partir desta semana (19/05), a busca receberá uma versão personalizada do Gemini 2.5, que vai alimentar tanto o Modo IA quanto o AI Overviews nos Estados Unidos.

Para perguntas que exigem uma resposta ainda mais completa, o Google está desenvolvendo recursos avançados de pesquisa para o Modo IA com o Deep Search. Ele é capaz de realizar centenas de buscas, processar informações de diferentes fontes e gerar um relatório especializado, com referências completas em poucos minutos, o que é uma economia de tempo para uma forma de pesquisa mais tradicional.

Agentes de IA na Busca do Google

Outra novidade que está chegando ao Google são os agentes de IA na busca. Agora, diversas funcionalidades inteligentes do Project Mariner para o Modo IA serão integradas com o objetivo de ajudar o usuário a economizar tempo em tarefas online, como a compra de ingressos. O exemplo utilizado na demonstração da empresa foi: “Encontre 2 ingressos acessíveis para o jogo dos Reds neste sábado no setor inferior”, e o Modo IA executa uma técnica chamada "query fan-out", que analisa centenas de alternativas em tempo real com dados atualizados de preço e disponibilidade, além de automatizar etapas repetitivas como o preenchimento de formulários.

O modo de inteligência artificial retorna apenas as opções que atendem exatamente aos critérios definidos pelo usuário, permitindo que qualquer um finalize a compra diretamente no site de preferência, isso economiza tempo da mesma forma que mantém a autonomia de escolha para quem acessa a ferramenta. A funcionalidade vai começar com ingressos, reservas de restaurantes e agendamentos locais. Além disso, o Google anunciou que irá trabalhar com empresas como Ticketmaster, StubHub, Resy e Vagaro para criar uma experiência integrada.

Integração com o Google Lens

Os usuários vão poder utilizar o Google Lens para receber ajuda em tempo real com uso da câmera. Usado por mais de 1,5 bilhões de pessoas todos os meses para buscar na web com base no que estão vendo, segundo dados oficiais do Google, a empresa afirmou seu avanço na experiência multimodal ao integrar os recursos de tempo real do projeto Astra na busca. Com o Search Live, o usuário poderá usar o recurso de conversa com a busca sobre o que ele está vendo em tempo real por meio da própria câmera de seu aparelho smartphone. Assim, será possível tirar dúvidas e consultar informações sobre o que está ao redor em qualquer lugar e a qualquer momento.

Por exemplo, se você estiver com dificuldades em um projeto e precisar de ajuda, basta tocar no ícone "Live" no Modo IA ou no Lens, apontar a câmera e fazer uma pergunta. Assim, a Busca se transforma em uma parceira de aprendizagem que vê o que você está vendo, podendo explicar conceitos difíceis, oferecer sugestões e enviar recursos úteis, como sites, vídeos, fóruns e mais.

Quando o Modo IA estará disponível?

O Modo IA já está disponível para todos os usuários nos Estados Unidos. Os novos recursos apresentados durante o Google I/O serão lançados gradualmente para os usuários do Labs nas próximas semanas e meses. Para testar essas funcionalidades antecipadamente, será necessário ativar o experimento do Modo IA no Google Labs.

Com informações de Blog do Google Brasil.

Veja também: Google Fotos Cheio? Veja truques para liberar espaço

Google Fotos cheio? Essas são as melhores dicas para liberar espaço

Google Fotos cheio? Essas são as melhores dicas para liberar espaço

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro