3 horas atrás 3

IA ou realidade? Veja 6 dicas infalíveis para descobrir se um vídeo é falso

O aumento do uso de ferramentas de inteligência artificial para gerar vídeos acendeu um sinal de alerta. Afinal, o que é realidade e o que é IA? Embora as plataformas tenham evoluído e hoje consigam criar conteúdos hiper-realistas, ainda existem formas de identificar se um vídeo é falso ou verdadeiro. Conteúdos produzidos artificialmente, por exemplo, costumam apresentar falhas e erros perceptíveis a um olhar mais atento. Outro indício comum é a falta de sincronia entre o áudio e a imagem. Nas próximas linhas, veja seis dicas infalíveis para descobrir se um vídeo real ou gerado por IA.

IA ou realidade? Veja 6 dicas infalíveis para descobrir se um vídeo é falso — Foto: Arte: TechTudo IA ou realidade? Veja 6 dicas infalíveis para descobrir se um vídeo é falso — Foto: Arte: TechTudo

IA ou realidade? Veja 6 dicas infalíveis para descobrir se um vídeo é falso

No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.

  1. Falhas e erros de continuidade
  2. Imagens de baixa resolução e má qualidade
  3. Aparência incrivelmente realista
  4. Vídeos estranhamente lentos e oníricos
  5. Problemas de sincronização de áudio
  6. É tão absurdo que parece (e é) mentira

1. Falhas e erros de continuidade

Um dos indícios mais evidentes de que um vídeo foi gerado por inteligência artificial são as falhas visuais e os erros de continuidade. Esses defeitos aparecem em distorções de objetos, mudanças súbitas na aparência de personagens ou elementos que piscam e desaparecem entre os quadros. Um exemplo é o vídeo que viralizou recentemente, mostrando um menino rezando sozinho no elevador. É possível notar borrões ao redor da criança, o que indica manipulação da imagem — provavelmente extraíram a imagem real da criança em uma situação específica e a inseriram em outro ambiente.

2. Imagens de baixa resolução e má qualidade

Em uma era em que praticamente qualquer dispositivo grava em alta definição, vídeos com imagens de baixa resolução e má qualidade visual são suspeitos. Muitas deepfakes são propositalmente renderizados em baixa resolução para mascarar imperfeições — como as citadas no tópico anterior. Por isso, conteúdos com aparência granulada, pixelada ou que lembram filmagens antigas de câmeras caseiras podem ser um sinal de que o vídeo foi gerado artificialmente.

3. Aparência incrivelmente realista

Paradoxalmente, a aparência incrivelmente realista pode denunciar que um vídeo é falso. A pele dos personagens surge lisa demais, sem poros; a iluminação parece mais sofisticada do que a usada em produções de Hollywood; e os movimentos corporais — principalmente os faciais — parecem coreografias ensaiadas. Em alguns vídeos, os olhos não piscam naturalmente ou os rostos mantêm expressões fixas, rígidas. Essa hiper-realidade, que ultrapassa o que é comum em vídeos espontâneos, gera automaticamente uma sensação de estranhamento — o chamado “vale da estranheza” — e indica que o conteúdo foi gerado por IA.

4. Vídeos estranhamente lentos e oníricos

Muitos vídeos gerados por IA têm fluidez exagerada, com movimentos suaves em excesso e ritmo desacelerado que resultam numa atmosfera quase onírica. Embora essa estética possa ser atraente visualmente, ela não corresponde à dinâmica natural de gravações normais. Exemplos típicos são vídeos que simulam passeios históricos ou cenas de filmes recriadas com IA, nos quais a câmera se move de forma excessivamente estável e os personagens atuam como se estivessem em câmera lenta — elementos que evidenciam a artificialidade da produção.

5. Problemas de sincronização de áudio

A falta de sincronia entre o áudio e os movimentos labiais dos personagens é outro indício de vídeo feito com IA. Em conteúdos falsos, é comum que a fala não esteja perfeitamente sincronizada com os movimentos da boca, ou que os sons emitidos não correspondam às expressões faciais. Além disso, o som ambiente parece artificial com a ausência de ruídos de fundo ou ecos naturais. Em alguns casos, o vídeo pode até estar completamente silencioso, o que é incomum em gravações autênticas.

6. É tão absurdo que parece (e é) mentira

Por fim, o conteúdo de muitos vídeos gerados por IA é tão absurdo que deveria levantar suspeitas imediatamente. Bebês desfilando em passarelas, animais realizando feitos heroicos ou celebridades em situações bizarras são exemplos de cenas que desafiam a lógica. Para gerar engajamento, esses vídeos apelam ao emocional e ao sensacionalismo. No entanto, basta um pouco de bom senso para perceber que são, no mínimo, improváveis — quando não completamente impossíveis. Como diria Arnaldo César Coelho: "A regra é clara". Se um vídeo parece surreal demais para ser verdade, provavelmente ele é mentira.

Veja também: Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro