Já os leigos pedem dicas prontas sem entender o contexto, apostando que os robôs possuem informações a ponto de conseguirem prever o futuro. Isso está longe de ser verdade, tanto é que até a OpenAI, dona do ChatGPT, não recomenda usar a ferramenta para escolher ações diretamente, lembra o Diogo.
É bom a gente separar em que momento vai usar o ChatGPT. Uma coisa é um analista superexperiente que vai pegar um volume grande de documentos, entuchar no ChatGPT para ele ajudar a essa análise (...) O outro caminho é uma pessoa que não tem experiência pedir para o ChatGPT: 'liste as cinco principais ações para investir'. E de uma maneira preguiçosa atuar nisso
Diogo Cortiz
Especialistas usam IA ao criar prompts para processar informação, entender qual é o comportamento das ações, o comportamento em resposta a flutuações de mercado, e nunca prompts para a IA prever qual vai ser o comportamento de uma empresa, de um setor, ou quais vão ser os rendimentos. Ao ver aquela caixinha de texto, as pessoas acham que é ali que vão depositar todas as esperanças da vida para fazer o salário, muitas vezes mirrado, se multiplicar em uma quantia exorbitante.
Helton Simões Gomes
Ainda que não seja novidade no mercado financeiro, a IA passou a ser usada com mais recorrência. Até mesmo no Brasil. A fintech Warren é exemplo disso: a empresa saltou de R$ 100 milhões gerenciados em 2018 para R$ 20 bilhões hoje. Ela usa tecnologia para analisar ações, explicar os fundamentos de um balanço e dar insights sobre o mercado.
O uso da IA é tão presente que já surgiu uma nova picaretagem. É o "AI washing", quando empresas atraem clientes ao prometer resultados baseados no uso avançado de IA, mas ou não usam IA de jeito algum ou não entregam o que anunciam. A SEC, órgão regulador do mercado financeiro dos EUA, já puniu ao menos duas corretoras pela prática, a Delfia e a Global Predictions. Nessas situações, as soluções vendidas como inteligentes, na verdade, não passam de fachada tecnológica.
Elas anunciam que tem uma inteligência artificial, muito sofisticada, capaz de fazer uma coisa superavançada, que é muito difícil, como a gente vem discutindo aqui, porque fazer previsão de valor de ação é muito complexo. O cenário, a realidade é complexa e incerta.
Diogo Cortiz
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro