9 meses atrás 28

Ideia de construir 'Riviera' em Gaza remonta ao genro de Trump, Jared Kushner

Mas essa não foi a primeira vez que Trump falou de Gaza em termos de oportunidades de investimento imobiliário. Em outubro do ano passado, ele disse a um entrevistador de rádio que Gaza poderia ser "melhor do que Mônaco" se fosse reconstruída da maneira correta.

"Um imóvel à beira-mar de Gaza poderia ser muito valioso", disse Kushner, que certa vez descreveu todo o conflito árabe-israelense como "nada mais do que uma disputa imobiliária entre israelenses e palestinos" em um evento em Harvard em fevereiro de 2024.

"É uma situação um pouco infeliz, mas acho que, do ponto de vista de Israel, eu faria o possível para tirar as pessoas de lá", disse ele. O próprio Kushner era um promotor imobiliário em Nova York antes do primeiro mandato de Trump.

Um porta-voz de Kushner não respondeu imediatamente a um pedido de comentário para esta reportagem.

Família palestina tentando voltar para casa, em Gaza — Foto: REUTERS/Dawoud Abu Alkas

'Impossível de ser implementada'

Também havia dúvidas sobre como a proposta de Trump deveria ser entendida, dada a sua reputação de negociador, acostumado a perturbar seus parceiros de negociação com ataques de ângulos inesperados.

A Arábia Saudita, a potência predominante no mundo árabe, "não levará essa declaração muito a sério", disse uma fonte próxima à corte real em Riad. "Ela não foi bem pensada e é impossível de ser implementada, portanto, ele acabará percebendo isso."

Netanyahu e Trump em encontro na Casa Branca — Foto: Elizabeth Frantz/Reuters

Em um comunicado nesta quarta-feira (5), o Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita disse que o reino rejeitou qualquer tentativa de deslocar os palestinos de suas terras. Tanto a Autoridade Palestina quanto o Hamas também condenaram os comentários.

A Reuters não conseguiu determinar se Kushner, cuja empresa de private equity recebeu investimentos de países do Golfo, incluindo US$ 2 bilhões da Arábia Saudita, se envolveu em alguma discussão na região sobre o investimento em Gaza.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro