Aos 15 anos, casou-se e continuou trabalhando na lavoura, como havia aprendido com seus pais. Assim permaneceu por seis décadas, vivendo com o marido na região de Canuani, perto da capital, Boa Vista.
Trajetória previdenciária foi marcada por injustiças. Quando Celeste alcançou a idade de 65 anos e tentou se aposentar, a legislação vigente na época impediu que ela recebesse o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Rhichard Magalhães, advogado à frente da aposentadoria de Celeste, explica que ela estava em um "limbo previdenciário" e jamais conseguiu acessar a aposentadoria rural a que tinha direito como trabalhadora —apenas uma pensão por viuvez.
Era uma sociedade patriarcal e o homem, que era o chefe da família, recebeu a aposentadoria desde a década de 70, o que acabou com a possibilidade de ela receber um benefício também.
Rhichard Magalhães, advogado
Constituição Federal de 1988 não alterou o cenário. Mesmo com as mudanças legislativas, Celeste permaneceu impedida de acessar o benefício do marido devido ao entendimento de que as medidas são adotadas pela lei vigente na época dos fatos.
Retomada das tentativas aconteceu aos 97 anos. Com o sonho de se aposentar, Celeste insistiu na luta pelo benefício. Magalhães conta que ela tinha poucas provas documentais devido ao caráter informal do trabalho rural. Mesmo após um juiz reconhecer a atuação dela por 15 anos, não foi favorável ao benefício, "Ela não servia nem para a regra antiga e nem para a regra nova", recorda o advogado. A solução foi uma nova filiação de Celeste ao INSS e reingressar na Justiça pelo reconhecimento da aposentadoria.
Conquista do sonho aconteceu em março de 2025, quando uma sentença judicial finalmente deu ganho de causa à idosa. Em abril, ela começou a receber os pagamentos mensais. "Estou muito feliz. Agora vou ajeitar a minha casa. Era meu sonho, sempre dizia que um dia algum advogado iria me aposentar", afirmou Celeste quando recebeu a notícia.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
19






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro