Analise o motivo: Veja o item específico que gerou a inconsistência. Pode ser um erro de digitação, uma omissão de rendimento, ou a ausência de documentos comprobatórios.
Corrija com uma declaração retificadora (se for o caso): Se você identificou o erro, basta abrir o programa do IR referente ao ano questionado, corrigir a informação e enviar a declaração retificadora. Isso pode, muitas vezes, resolver o problema sem necessidade de comparecer a um posto da Receita.
Divergência de informações. Se estiver tudo certo, mas caiu por divergência de terceiros, o melhor caminho é aguardar a análise da Receita ou agendar um atendimento para apresentar os documentos que comprovem a veracidade das informações prestadas.
Ter caído na malha fina não impede a declaração de imposto de renda no ano seguinte. "A malha fina de anos anteriores não desobriga o contribuinte de entregar a declaração do ano vigente, caso tenha recebido rendimentos ou se enquadre nos critérios de obrigatoriedade. A entrega correta da nova declaração ajuda a reforçar a sua regularização fiscal e evita novos problemas", diz Cassius Leal, CEO da Advys Contabilidade.
Dica importante: Mantenha todos os documentos organizados por pelo menos 5 anos e, em caso de dúvidas, conte com o apoio de um contador. A malha fina não é o fim do mundo. Com informação, transparência e agilidade, a situação pode ser resolvida com tranquilidade
O que é malha fina?
É uma análise profunda feita pela Receita Federal das declarações que apresentaram divergências de informações. Quando o contribuinte envia a declaração de Imposto de Renda, ela passa pelos sistemas da Receita Federal. As informações declaradas são verificadas e comparadas com os dados fornecidos por outras pessoas e empresas.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
5 meses atrás
9






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro