2 semanas atrás 1

Indicadores sociais avançam, mas Brasil está longe do ideal, diz economista

Renata Bichir, especialista em políticas públicas, afirma que o acesso a empregos de qualidade e serviços essenciais, como educação e saúde, é fundamental para melhorar as condições de vida. Para avaliar o bem-estar social, é preciso considerar não só a renda, mas também o acesso a educação, moradia e saúde.

Programas de redistribuição de renda ampliam consumo e garantem renda básica, mas não eliminam toda a desigualdade, afirma Klein. Ele destaca que a exigência de crianças na escola aumenta a qualificação a longo prazo. Para avanços maiores, defende maior tributação sobre grandes fortunas para equilibrar renda e financiar investimentos em pilares do desenvolvimento social, como saúde e educação.

60,68% dos usuários do Bolsa Família em 2014 deixaram o programa até 2025, diz estudo da FGV. A pesquisa mostra que 79,4% desses beneficiários saíram do programa por terem conquistado carteira de trabalho assinada. A fundação avalia que o benefício traz mais autonomia, o que facilita a mobilidade social positiva. A taxa de saída do programa é maior em famílias que vivem em ambiente urbano e com maior taxa de escolaridade dos adultos.

"Sou filha de políticas públicas", diz Renata, ex-beneficiária do Bolsa Família que se tornou doutora em Ciências Sociais.
"Sou filha de políticas públicas", diz Renata, ex-beneficiária do Bolsa Família que se tornou doutora em Ciências Sociais. Imagem: Reprodução/Victoria Tinoco

Renata Souza, ex-beneficiária do Bolsa Família, vê o programa como porta para a cidadania. Grávida aos 15 anos, deixou a escola para trabalhar como ambulante e faxineira. Com o benefício, concluiu a educação básica e ingressou na faculdade. Desde então, teve acesso a bolsas de estudo, trabalhos mais bem pagos e menos degradantes. Hoje é doutora em Ciências Sociais e professora. A filha se formou em Economia. Renata atribui a mudança de vida ao Bolsa Família e a outras políticas públicas, como saúde e educação gratuitas, que permitiram que a filha estudasse sem precisar trabalhar desde cedo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro