8 meses atrás 41

Indústria argentina propõe fortalecer relação comercial com Brasil e vê acordo entre Mercosul e UE como oportunidade

As afirmações foram feitas em um relatório divulgado pela União Industrial Argentina (UIA) na última semana. O documento ainda reforça a importância de o Mercosul usar do acordo com a UE para melhorar firmemente sua oferta exportável e sua capacidade competitiva, bem como a necessidade de o país ter uma "atitude estratégica em suas relações internacionais".

"A Argentina mantém vínculos comerciais, tecnológicos e financeiros com uma variedade de países que exigem uma análise minuciosa de oportunidades e riscos", diz o documento, indicando, em um outro momento, a importância de o país fortalecer as relações comerciais com o Brasil por meio do "desenvolvimento de cadeias de valor regionais e atividades complementares".

"O primeiro passo nesta trilha é a oportunidade histórica que temos de entrar em um acordo comercial com os EUA. Para aproveitar esta oportunidade histórica que nos é apresentada novamente, é necessário estar disposto a flexibilizar ou mesmo se for o caso sair do Mercosul, que a única coisa que conseguiu desde a sua criação é enriquecer os grandes industriais brasileiros às custas do empobrecimento dos argentinos", disse Milei.

Em janeiro, o presidente argentino já havia afirmado que acredita ser possível avançar em um acordo de livre-comércio com os Estados Unidos sem perder a aliança com o Mercosul, mas destacou retiraria o país do bloco, se necessário.

 austeridade, queda do PIB e polarização política marcam 1º ano de mandato

Um ano de Milei na Argentina: austeridade, queda do PIB e polarização política marcam 1º ano de mandato

Lançado em janeiro de 2024, o programa foi criado como uma forma de tentar aumentar a capacidade competitiva da indústria brasileira até 2033. Para isso, as medidas prometem atacar dois problemas do setor: a desindustrialização e o desenvolvimento de produtos com baixa complexidade tecnológica.

No relatório, a indústria argentina afirma que o programa brasileiro se trata de um "relançamento da indústria", que inclui incorporar novas agendas focadas em tecnologia e criar condições para melhorar a competitividade do país no exterior.

"A prioridade do governo do Brasil é enfrentar desafios complexos, como as mudanças climáticas e sociais através do desenvolvimento econômico, onde o governo marca a necessidade da colaboração interministerial para que o plano seja executado", diz o documento da UIA.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro