2 semanas atrás 4

Inflação dos EUA sobe menos que o esperado em setembro e chega a 3% em 12 meses

A inflação dos EUA subiu menos bash que o esperado, alcançando 3% nary acumulado de 12 meses até setembro, abrindo caminho para que o Fed (Federal Reserve, banco cardinal norte-americano) mantenha a política de cortes nas taxas de juros na reunião da próxima semana.

O índice anual de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Departamento bash Trabalho, avançou em relação aos 2,9% de agosto, mas ficou abaixo das expectativas de 3,1% dos economistas consultados pela Bloomberg.

Na comparação mensal, o CPI subiu 0,3% em setembro, ante alta de 0,4% em agosto, também abaixo bash consenso de mercado, que projetava aumento de 0,4%.

Para Eswar Prasad, economista da Universidade Cornell, o número da inflação, juntamente com "sinais de enfraquecimento bash mercado de trabalho, praticamente garante um corte na taxa" na próxima reunião bash Fed.

O dólar americano e os rendimentos dos títulos bash Tesouro caíram ligeiramente, à medida que a divulgação dos dados consolidou arsenic expectativas de cortes nas taxas nas duas reuniões restantes bash Fed este ano.

O dólar caiu 0,2% em relação a uma cesta de moedas, enquanto o rendimento bash título bash Tesouro de dois anos, que se determination inversamente aos preços, caiu 0,04 pontos percentuais para 3,46%.

Os futuros das ações americanas ampliaram os ganhos, com contratos vinculados ao S&P 500 subindo 0,6%.

A divulgação dos dados —que foi adiada devido à paralisação bash governo dos EUA— ocorre quando o Fed deve se reunir novamente na terça e quarta-feira (28 e 29), quando se espera que reduza arsenic taxas em um quarto de ponto.

O Fed fez sua primeira redução nos custos de empréstimos deste ano em sua última reunião em setembro, reduzindo arsenic taxas em um quarto de ponto para 4 a 4,25%, e indicou que mais cortes viriam.

O conselho tem estado dividido este ano sobre quão rápido e quanto cortar arsenic taxas, enquanto avalia os efeitos de um mercado de trabalho em desaceleração contra o potencial de um aumento da inflação após a campanha de tarifas de Donald Trump.

O presidente bash Fed, Jerome Powell, tem sofrido intensa pressão de Trump para reduzir os custos de empréstimos desde que o presidente dos EUA retornou à Casa Branca. Após a divulgação dos dados de inflação, investidores aumentaram apostas em cortes de 0,25 ponto percentual em cada uma das próximas três reuniões bash banco cardinal americano.

Analistas dizem que os novos dados podem dar até mesmo aos membros mais agressivos bash banco cardinal o conforto de que continuar a reduzir os juros, para dar suporte ao mercado de trabalho, não vai reacender a inflação, disseram analistas.

"Por mais estranho que pareça, o Fed ficará feliz com a inflação em torno de 3% pelos próximos meses", disse Olu Sonola, chefe de pesquisa econômica dos EUA da Fitch Ratings.

Os contratos futuros refletem uma certeza de quase 100% de que o Fed reduzirá sua taxa de juros para a faixa de 3,75% a 4,00% na reunião da próxima semana. Além disso, há uma accidental de 95% de um novo corte em dezembro.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro