Em pé, fazendo piadas e respondendo a perguntas fora do protocolo, Lula falou sobre a crise na popularidade do governo, a inflação acima do esperado nos alimentos e nos combustíveis, os rumores de reforma ministerial e a relação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O formato mais "solto" para a entrevista é mais uma das mudanças na comunicação do Planalto desde a troca do ministro da Secretaria de Comunicação Social – saiu o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), e chegou o publicitário Sidônio Palmeira.
Ao longo do bate-papo, Lula disse que pretende fazer entrevistas "mais frequentes". O último café com jornalistas tinha sido em abril de 2024, há nove meses.
Veja abaixo o que Lula falou sobre:

'Estou aqui 100% recuperado. 100% preparado para todas as lutas', diz Lula após cirurgias
Inflação dos alimentos e do diesel
Lula negou que tenha 'autorizado" um reajuste do óleo diesel. Segundo ele, a decisão cabe à Petrobras.
"Se ela [Petrobras] for fazer, ainda assim vai garantir que o preço do diesel fique abaixo do que era em dezembro de 2022. Mas ainda não fui avisado, e ela não precisa me avisar. Se ela tiver uma decisão de que, para a Petrobras, é importante fazer o reajuste, ela que faça e comunique a imprensa", continuou Lula.

Lula afirma que não fará 'bravata' e nem adotará medidas extremas para baratear alimentos
Questionado sobre alimentos, afirmou que não fará "bravata" e nem adotará medidas extremas no tema – para evitar o surgimento de consequências como o mercado paralelo dos produtos.
Lula minimizou o fato de a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) presidida por Gabriel Galípolo ter mantido o ritmo de alta dos juros da economia.
Nesta quarta (29), por decisão unânime, o Copom elevou a taxa Selic em um ponto percentual. Foi a quarta alta seguida, e a segunda nesse ritmo intenso. Com ela, a Selic chegou a 13,25%.
"Nós temos consciência de que é preciso ter paciência, eu tenho 100% de confiança no trabalho do presidente do Banco Central. Tenho certeza de que ele vai criar condições para entregar ao povo brasileiro uma taxa de juros menor", continuou.

Galípolo não pode dar 'cavalo de pau', e alta dos juros já estava 'praticamente demarcada', diz Lula
Reforma ministerial no radar
Lula confirmou que estuda uma reforma ministerial, mas não quis adiantar quais nomes podem estar envolvidos. Os rumores incluem o nome da atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
"Trocar ministro é uma coisa da alçada do presidente. No Brasil a gente tem hábito de que toma posse, e um ano depois a imprensa fala em reforma", afirmou Lula.
"Ela [Gleisi] tem condições de ser ministra em muitos cargos. Até agora não tem nada definido. Ela não conversou comigo, eu não conversei com ela", prosseguiu.
A reforma visa atrair apoio de partidos do Centrão, como o PSD, que buscam mais espaço na Esplanada dos Ministérios. A expectativa é que as mudanças sejam definidas até fevereiro.

Lula pode fazer mudanças nos ministérios ainda em janeiro, diz Rui Costa
Pacheco para governo de MG
Em resposta, afirmou que quer ver o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como próximo governador de Minas Gerais.
"Eu não posso dizer quem é que vai ser [ministro], gente. Se pudesse eu falar, eu falaria. Mas eu quero que o Pacheco seja governador de Minas Gerais. É isso que eu quero", afirmou Lula.
Lula chegou a ironizar a queda de popularidade do governo e disse que não se preocupa com pesquisas sobre a avaliação do governo.
Pesquisa Quaest divulgada na última segunda-feira (27) mostrou que 49% dos entrevistados reprovam o trabalho de Lula, enquanto 47% aprovam. Pela primeira vez, a desaprovação superou a aprovação.

'O dia em que me preocupar com pesquisa eu chamo uma coletiva e falo para vocês', diz Lula
Críticas de Kassab a Haddad
Lula rebateu as críticas do presidente do PSD, Gilberto Kassab, ao governo e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Na quarta, Kassab chamou Haddad de um "ministro fraco", que não estava conseguindo comandar a economia do país em razão do "fogo amigo" no governo.
Lula afirmou que Kassab foi injusto, e que Haddad é um "ministro extraordinário".
"Eu comecei a rir quando ele [Kassab] disse se a eleição fosse hoje eu perderia. Eu percebi que a eleição é daqui a dois anos, fiquei despreocupado", afirmou Lula.
Lula afirmou que o Brasil fechou 2024 com um déficit de cerca de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, dentro da meta – o número oficial ainda não foi divulgado.
EUA fora do Acordo de Paris
O Brasil vai receber a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30) deste ano, em Belém (PA). Trump não deve comparecer.
"Trump anunciou saída do acordo de Paris. Os Estados Unidos já não tinha cumprido o Protocolo de Kyoto. É preciso discussão séria, se quisermos transição energética de verdade. Essa COP 30 vai ser um balizamento do que vamos querer daqui pra frente", completou Lula.
Trump e ameaça de taxação
"Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países. Ele foi eleito para governar EUA. Outros presidentes eleitos para governar com outros países", prosseguiu.
Sem telefonema para Trump
O governo brasileiro reconheceu a vitória em comunicados públicos, mas Lula não seguiu a praxe de telefonar para o político eleito. E indicou que não pretende fazê-lo.
Como vem fazendo desde as eleições de 2022 – e de modo mais enfático após os atentados de 8 de janeiro de 2023 em Brasília –, Lula voltou a defender a democracia. E disse que o mundo corre o risco de ver regimes piores que o nazismo e o fascismo.
"E é por isso que a democracia é valor incomensurável na minha vida, daqui pra frente. Eu tenho dito aos trabalhadores: em vez de ficar fazendo pauta de reivindicação, façam quantas vocês quiserem, mas coloquem a democracia. Porque só com democracia é que vocês conquistam as coisas", emendou.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
22
/https://s01.video.glbimg.com/x720/14067580.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/B/v/rPHm9ZQ8m3k4Hg8NyPJQ/comboio-do-grupo-wagner-na-cidade-de-voronezh-2.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/n/h/7DA09BRCqohzkjS5k0nQ/2025-11-08t203741z-24331101-rc2hqea7fefz-rtrmadp-3-syria-security-islamic-state.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro