6 meses atrás 7

Inovações atraem atenções dos visitantes na WSA 2025

Roberto Hunoff, de Bento GonçalvesDentre as 430 marcas presentes na 5ª Wine South America (WSA), que teve início na terça-feira e segue quinta-feira (8) na Fundaparque, em Bento Gonçalves, algumas têm se destacado junto aos visitantes pela inovação. Um dos exemplos é a vinícola Foppa & Ambrosi, que apresenta o rótulo Segredo do Enólogo, em que são mantidas em sigilo as variedades escolhidas, o tipo de corte e o tempo na madeira, informações normalmente compartilhadas no rótulo com o consumidor.O enólogo Ricardo Ambrosi explica que o objetivo é provocar os apreciadores que buscam muito mais do que um produto, mas uma experiência capaz de gerar memórias sensoriais e afetivas para o resto da vida. “Reservo-me o direito de manter esta receita em segredo, provocando o consumidor a se deter nas sensações, na experiência e no que ela incita”, comentou. O segredo do enólogo é um blend de duas castas nobres em proporções cuidadosamente guardadas. “Vinho é um produto cultural vivo e, sendo assim, não pode ser tratado como uma garrafa de vidro cheia de líquido de uma determinada uva, por exemplo. Este é um vinho para não ser explicado, mas lembrado”, acrescenta o também enólogo Lucas Foppa.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Roberto Hunoff, de Bento Gonçalves

Dentre as 430 marcas presentes na 5ª Wine South America (WSA), que teve início na terça-feira e segue quinta-feira (8) na Fundaparque, em Bento Gonçalves, algumas têm se destacado junto aos visitantes pela inovação. Um dos exemplos é a vinícola Foppa & Ambrosi, que apresenta o rótulo Segredo do Enólogo, em que são mantidas em sigilo as variedades escolhidas, o tipo de corte e o tempo na madeira, informações normalmente compartilhadas no rótulo com o consumidor.

O enólogo Ricardo Ambrosi explica que o objetivo é provocar os apreciadores que buscam muito mais do que um produto, mas uma experiência capaz de gerar memórias sensoriais e afetivas para o resto da vida. “Reservo-me o direito de manter esta receita em segredo, provocando o consumidor a se deter nas sensações, na experiência e no que ela incita”, comentou. O segredo do enólogo é um blend de duas castas nobres em proporções cuidadosamente guardadas. “Vinho é um produto cultural vivo e, sendo assim, não pode ser tratado como uma garrafa de vidro cheia de líquido de uma determinada uva, por exemplo. Este é um vinho para não ser explicado, mas lembrado”, acrescenta o também enólogo Lucas Foppa.

A Cooperativa Vinícola Aurora lança o espumante Gioia Sur Lie Rosé D.O. Altos de Pinto Bandeira. Elaborado com a uva Pinot Noir, integra a linha premium da companhia e carrega o selo de Denominação de Origem (D.O) Altos de Pinto Bandeira, distinção única e exclusiva para espumantes da América Latina. “Nosso desafio é seguir expandindo com responsabilidade, respeitando as origens e inovando sempre, como fazemos com cada novo produto que chega ao mercado”, frisa Rodrigo Arpini Valeiro, diretor de marketing e vendas. Dentre outros rótulos, são apresentados produtos da Aurora Uruguai, filial da empresa localizada em Canelones.

A Miolo Wine Group tem como destaque a apresentação oficial do quinto terroir da marca: a Bodega Renacer, em Mendoza (Argentina), onde três novos rótulos da marca passam a ser elaborados. De acordo com o enólogo-chefe Adriano Miolo, o novo terroir argentino é um marco histórico para a empresa, que se consolida como a única vinícola brasileira com unidades produtivas e vinhedos próprios em cinco regiões distintas: Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS); Vale do São Francisco, em Casa Nova (BA); Campanha Meridional, em Candiota (RS); Campanha Central, em Santana do Livramento (RS); e, agora, na Bodega Renacer, em Luján de Cuyo, Mendoza.

Outro destaque é o lançamento do Miolo Íride Safra 2015, espumante com 10 anos de maturação em cave, que ostenta a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV). Produzido apenas em safras excepcionais, o lançamento presta uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, resgatando as raízes da Família Miolo com um brinde à história iniciada por Giuseppe Miolo, em 1897. Os visitantes também podem degustar o primeiro tinto da safra 2025, o Miolo Wild Gamay.

A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) reúne oito vinícolas associadas em seu estande. Um dos destaques é a estreia do primeiro e único vinho coletivo com Denominação de Origem do Brasil, denominado 10 Lotes D.O.V.V. Merlot. “São movimentos que reforçam nosso posicionamento como Indicação Geográfica e mostram o trabalho que foi desenvolvido, muito focado em vinhos de produção limitada e de alta qualidade, retratando a diversidade que tem o Vale dos Vinhedos”, comenta o presidente André Larentis.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro