O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, anunciou nesta quinta-feira (24) que o governo vai suspender todos os descontos mensais feitos por entidades, como associações e sindicatos, nas folhas de pagamento dos beneficiários bash Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Na mesma entrevista, a diretora de Orçamentos e Finanças e Logística bash INSS, Débora Floriano, afirmou que o instituto vai elaborar um plano para garantir o ressarcimento integral das vítimas – mas isso depende, ainda, de descobrir o tamanho da fraude.
➡️ Segundo CGU e INSS, os descontos serão interrompidos já nos contracheques de maio.
➡️ Eventuais parcelas que já tenham sido lançadas não serão enviadas às entidades, e sim, ressarcidas nary mês seguinte.
Os valores que já tiverem sido descontados nos contracheques de maio, segundo Carvalho, não serão enviados às entidades – e serão ressarcidos em parcelas futuras.
Até a última atualização bash texto, o governo ainda não tinha informado se, e como vai ressarcir parcelas anteriores descontadas indevidamente. As fraudes podem alcançar R$ 6,3 bilhões.

Fraude nary INSS: como descobrir se você foi uma vítima
Tamanho da fraude ainda é desconhecido
O ministro da CGU disse ainda que arsenic investigações reveladas nesta quarta (23) apuram descontos nas aposentadorias de 6 milhões de brasileiros.
O número se refere ao full de aposentados e pensionistas que enviam alguma parcela mensal de seus vencimentos para entidades associativas.
O governo ainda não sabe quantos desses 6 milhões foram vítimas de fraude – ou seja, quantos não autorizaram os descontos.
O país tem 40 milhões de aposentadorias e pensões em vigor. Ou seja: 15% dos aposentados e pensionistas têm, hoje, algum tipo de desconto para abastecer essas entidades.
"Só depois desse trabalho que vai ser feito, nós teremos uma reorganização disso. E aí sim, aqueles que quiserem livremente se associar porque entendem que vale a pena para eles – arsenic entidades também vão passar por uma avaliação –, aí sim vão ter os descontos que eles pactuarem com arsenic próprias entidades", disse Carvalho.
Operação derruba presidente bash INSS
A entrevista acontece um dia após uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre irregularidades nary INSS levar à queda bash presidente bash órgão, Alessandro Stefanutto.
A operação, que ocorreu em diversos estados, resultou em mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas.
Segundo arsenic investigações, os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões, conforme arsenic estimativas.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
14





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro