1 semana atrás 7

'Intervenção de Trump foi decisiva para vitória de Milei', diz pesquisador

Segundo Giambiagi, muitos eleitores viram Milei como "mal menor", e não como uma aposta convicta no ultraliberalismo.

Há uma controvérsia interessante na Argentina sobre isso, no sentido de que estão todos de acordo de que o governo obteve uma vitória claríssima, inquestionável, contundente e que abre espaço para avançar nas suas políticas. Agora, há dúvidas sobre a interpretação, no sentido de que uma parte dos analistas entende que o que houve foi um apoio considerável, às políticas do Milei, e é uma parte dos analistas, entre os quais me incluo, que entendem que um componente importante de quem votou no Milei, votou por isso, mas houve um eleitorado, por assim dizer, emprestado, que não é mileísta raiz, que acabou votando por uma espécie de mal menor.
Fabio Giambiagi

O pesquisador aponta que o controle cambial argentino hoje depende diretamente das decisões do Tesouro americano, o que considera insustentável para a soberania do país.

Hoje a política monetária da Argentina e cambial é controlada pelo Tesouro dos Estados Unidos, o que é algo claramente anômalo. Ou seja, se o presidente dos Estados Unidos decide comprar ou vender dólares na Argentina, comprar ou vender pesos, ele afeta a taxa de câmbio do país. Um país soberano, em condições normais, não deveria permitir isso. Então, é óbvio que isso foi muito bom para a Argentina num primeiro momento, mas como estratégia de longo prazo, em algum momento isso deveria acabar porque não é normal para um país.
Fabio Giambiagi

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro