O iOS 26, novo sistema operacional da Apple para iPhone, já está disponível para download. Repleto de novidades, o software foi anunciado pela big tech de Cupertino como a maior revolução visual desde o iOS 7, lançado em 2013. Apostando em design transparente com a tecnologia Liquid Glass, além de mais dinamismo e fluidez, o sistema também traz recursos de interatividade e integração com inteligência artificial (IA). Nas próximas linhas, o TechTudo compara os sistemas e mostra o que realmente mudou do iOS 18 para o iOS 26. Confira!
iOS 26 vs iOS 18: o que realmente mudou? Comparamos os sistemas — Foto: Reprodução/iPadzete iOS 26 vs iOS 18: o que realmente mudou? Comparamos os sistemas
Nesta matéria, o TechTudo preparou um comparativo entre o novo iOS 26 e o iOS 18, última versão do sistema operacional. No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados.
1. Tela para digitar senha
A tela de desbloqueio no iOS 18 seguia uma interface simples e opaca, com números grandes e estáticos, sem animações ou efeitos visuais. O papel de parede era completamente suprimido, deixando a tela com aparência rígida e funcional.
Já no iOS 26, há um salto estético no layout. O novo design visual com Liquid Glass adiciona um maior efeito de transparência e profundidade à tela, enquanto os botões numéricos ganham animações suaves ao toque. Além disso, o wallpaper se adapta ao contexto dinâmico da tela e fica visível sem interferir nos botões.
Tela de senha antes no iOS 18 e agora no iOS 26 — Foto: Reprodução/X/@wzeeeeen 2. Personalização dos wallpapers
No iOS 18, a personalização de wallpapers era limitada a opções estáticas, com quase nenhuma interação com a tela de bloqueio. Já no iOS 26, o conceito de fluidez é levado ao extremo. Os papéis de parede ganham efeito 3D ativado por movimento e são totalmente integrados aos elementos da tela — como widgets e o relógio adaptável, que se ajusta para preencher os espaços vazios da imagem. Além disso, os wallpapers acompanham o tema do sistema e podem assumir estilos vibrantes, escuros ou translúcidos.
Veja o que mudou na tela de personalização de Wallpaper do iOS 26 — Foto: Arte/TechTudo 3. Tela de aplicativos e widgets
A tela de aplicativos e widgets também passou por mudanças significativas do iOS 18 para o iOS 26. No sistema anterior, o layout era padrão, com ícones fixos e estáticos, além de widgets modestos, limitados em tamanho e função. Já na nova versão do sistema operacional, os ícones foram remodelados e ganharam animações e profundidade, em sintonia com a interface Liquid Glass. Os widgets, o dock e a barra de busca agora contam com fundo translúcido e brilho ajustável, que se adapta automaticamente à luminosidade da tela
Tela de aplicativos e widgets no iOS 18 e no iOS 26 — Foto: Reprodução/X/@AakashGourX 4. Tela do app Configurações
Outro ponto que passou por mudanças no iOS 26 foi o Centro de Configurações. No iOS 18, a tela mantinha a interface tradicional usada pela Apple por muitos anos, com fundo branco ou escuro, ícones simples e menus estáticos. Já no iOS 26, seguindo à risca o conceito de fluidez e dinamismo, os ícones se adaptam e interagem com o fundo da tela, enquanto os menus passam a contar com barras que reagem ao toque. O novo design, mais intuitivo, foi inspirado na linguagem visual do Vision Pro.
App de Ajustes também sofreu alterações no iOS 26; diferenças são sutis — Foto: Arte/TechTudo O Timer também passou por mudanças importantes do iOS 18 para o iOS 26. Antes com um design básico dentro do app Relógio, a função ganhou uma interface mais visual na nova versão do sistema. Agora, a contagem regressiva é exibida com animações dinâmicas, além de contar com integração a widgets e notificações adaptativas. A ferramenta também incorporou melhorias de acessibilidade, como botões maiores e feedback tátil, o que facilita na hora de programar o tempo.
Timer ganhou botões maiores no iOS 26 — Foto: Reprodução/X/@PeacefulxCanvas O iOS 26 trouxe um novo frescor ao Safari, navegador padrão dos dispositivos Apple. O design foi totalmente reformulado, com interface mais fluida, transições suaves entre páginas e fundo adaptável graças à tecnologia translúcida Liquid Glass. Agora, também é possível escolher como a URL dos sites é exibida: em modo compacto, na parte inferior da tela (padrão) ou no topo.
A integração com IA também evoluiu, oferecendo sugestões de busca mais inteligentes e tradução em tempo real. Por fim, as abas passaram a contar com pré-visualização e agrupamento inteligente por temas. Em comparação, o iOS 18 oferecia uma navegação mais básica, com abas simples e modo de leitura limitado.
Novo modo de exibição do Safari no iOS 26 da Apple — Foto: Reprodução/9to5Mac Quem também passou por uma reformulação no iOS 26 foi o aplicativo Apple Music. Com um visual que integra elementos translúcidos e animações às capas dos álbuns na tela de bloqueio, o “novo” Apple Music supera a versão do iOS 18, que apostava em um layout tradicional e pouco personalizável. Além disso, o player ganhou recursos baseados em inteligência artificial, como sugestões de conteúdo conforme o contexto e horário, tradução de letras durante a reprodução, AutoMix para transições suaves entre faixas e efeitos visuais que "dançam" conforme a música.
Embora apresentasse uma interface funcional no iOS 18, o app Câmera tinha controles limitados e um visual estático. Agora, no iOS 26, o aplicativo foi completamente redesenhado com base na transparência do Liquid Glass, oferecendo acesso rápido a controles e configurações de fotos e vídeos com um simples deslizar. A proposta é tornar a experiência mais fluida e sem a poluição visual de outrora, já que os menus de configuração não se sobrepõem mais à imagem exibida na tela.
App Câmera recebeu melhorias no iOS 26 — Foto: Reprodução/X/@AakashGourX Vídeo: O QUE ACHAMOS DO iOS 26? Confira nossas impressões!
O QUE ACHAMOS DO iOS 26?? Confira nossas impressões!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 meses atrás
9

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/U/C/7hBIuATlCxYNIGUBlnFA/pexels-tima-miroshnichenko-7047242.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/o/Z/aVZJF3S1Sya9AxBiMGWQ/fernandopodolski-31-.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/A/q/uBv2PvS9OhMBtOL1sUBw/close-up-feet-getting-warm-home-1.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro