1 mês atrás 5

iPhone ou Samsung: qual celular é melhor em funções? Comparamos!

Os dispositivos da Samsung e os iPhones (iOS) são os primeiros nomes que vêm à mente dos usuários quando o assunto é escolher um smartphone novo. No entanto, na hora de decidir entre um e outro é normal ficar em dúvida sobre qual oferece as melhores funções. Tanto a Apple quanto a Samsung investem continuamente para proporcionar a melhor experiência ao consumidor, seja com novos recursos de inteligência artificial (IA) ou com ferramentas voltadas exclusivamente para a produtividade. Pensando nisso, o TechTudo comparou as principais ferramentas do Samsung e do iPhone e deu o seu veredito sobre qual tem as melhores funções. Confira!

 qual celular é melhor em funções? Comparamos! — Foto: Arte/TechTudo iPhone ou Samsung: qual celular é melhor em funções? Comparamos! — Foto: Arte/TechTudo

iPhone ou Samsung: qual celular é melhor em funções? Comparamos!

No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados neste comparativo do TechTudo.

  • Funções do celular Samsung
  • Funções do iPhone
  • iPhone x Samsung: qual é o melhor em funções?

Funções do celular Samsung

Uma das funções mais poderosas da Samsung é o Modo DeX. Disponível em aparelhos topo de linha da fabricante, como os modelos das linhas Galaxy S e Galaxy Z. Essa funcionalidade permite que os usuários transformem o celular em uma estação de trabalho ao conectá-lo a um monitor, teclado e mouse. Muito mais do que somente espelhar a tela do dispositivo móvel em um computador, o Modo DeX é uma ferramenta com foco no aumento da produtividade, apresentações e multitarefas avançadas.

 Divulgação/Samsung Modo DeX transforma o celular em estação de trabalho conectada ao computador — Foto: Divulgação/Samsung

2. Gravador de chamadas nativo

Se você costuma resolver situações importantes do dia a dia por meio de chamadas telefônicas e precisa manter um registro dessas conversas, os celulares da Samsung contam com um gravador de chamadas nativo. Escondido nas configurações do app Telefone, o recurso permite ativar a opção de gravação automática de todas as chamadas recebidas, embora essa prática não seja recomendada por poder ocupar sem querer muito armazenamento do celular. A funcionalidade dispensa o uso de aplicativos de terceiros, o que contribui para a preservação da privacidade.

 Mariana Saguias/TechTudo Samsung possui recurso nativo de gravação de chamadas — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Os celulares Samsung, com a interface do sistema operacional One UI, permitem que os usuários abram dois aplicativos simultaneamente em tela dividida — além de utilizarem janelas flutuantes. Nesse modo multitarefa, é possível, por exemplo, enviar um e-mail enquanto conversa no WhatsApp, ou assistir a um tutorial no YouTube enquanto faz anotações no app Notas. Esse recurso é praticamente uma alternativa ao Modo DeX para dispositivos que não contam com essa funcionalidade.

 Katarina Bandeira/TechTudo Samsung permite abrir dois apps ao mesmo tempo em tela dividida, o que amplia os recursos multitarefas — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo

Os modelos mais recentes da linha Galaxy já vêm com suporte ao Gemini, o assistente de inteligência artificial do Google, que pode substituir tanto o Google Assistente quanto o Bixby. O chatbot oferece respostas contextuais para diversos tipos de demanda, além de recursos como geração de texto e imagens, e integração com aplicativos como Gmail e Google Docs. Um destaque interessante do Gemini é o recurso Live, que permite à IA visualizar o ambiente por meio da câmera do celular e oferecer soluções em tempo real para determinadas situações.

 Reprodução/Google Aplicativo Gemini permite usar inteligência artificial do Google no celular Samsung — Foto: Reprodução/Google

5. Integração com o Ecossistema do Google

Falando em integração, os usuários de celulares Samsung contam com o benefício da integração nativa do Android — sistema no qual a One UI é baseada — com todos os serviços do Google, como Google Drive, Google Fotos, Google Maps, YouTube e Chrome. Essa sincronização fluida garante acesso rápido e eficiente às ferramentas de produtividade mais utilizadas em diferentes contextos, seja no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal.

 Divulgação/Pexels (Czapp Árpád) Dispositivos Samsung são integrados ao ecossistema do Google — Foto: Divulgação/Pexels (Czapp Árpád)

Disponível nos principais smartphones da linha Galaxy, a Galaxy AI — inteligência generativa da Samsung — reúne um conjunto de recurso para edição de imagens. Com ela, por exemplo, é possível remover objetos, ajustar iluminação, gerar fundos e até criar imagens com base em comandos de texto. É uma ferramenta tanto para criadores de conteúdo profissionais e usuários comuns.

 Andy Boxall/Digital Trends A Galaxy AI permite ao usuário um aprimoramento após a captura da foto — Foto: Andy Boxall/Digital Trends

Introduzida no iPhone a partir do iOS 18, a Apple Intelligence é a cereja do bolo dos dispositivos da marca. Reunindo diversos recursos para otimizar o dia a dia dos usuários, a inteligência artificial da big tech oferece ferramentas de edição de texto, geração e edição de imagens, uma Siri mais humanizada, o Visual Intelligence (semelhante ao recurso Circule para Pesquisar da Samsung), integração com o ChatGPT, tradução ao vivo e camadas adicionais de privacidade.

 Reprodução/Shutterstock Apple Intelligence é o conjunto de ferramentas de IA do iPhone — Foto: Reprodução/Shutterstock

Embora os usuários de iPhone possam utilizar qualquer serviço de armazenamento em nuvem disponível, é natural que a maioria recorra ao iCloud. Um dos pilares do ecossistema da Apple, o serviço permite backup automático e sincronização de arquivos, fotos, contatos e mensagens entre os dispositivos da marca. Apesar de restrito aos aparelhos da própria companhia, o iCloud se destaca pela excelência em segurança e privacidade.

 Reprodução/Shutterstock iCloud permite backup automático e sincronização de arquivos, fotos, contatos e mensagens entre os dispositivos da marca — Foto: Reprodução/Shutterstock

O AirDrop é a ferramenta de compartilhamento instantâneo de dados entre dispositivos da Apple — semelhante ao Quick Share. No entanto, ao contrário da concorrente, que permite a troca de arquivos entre diferentes dispositivos Android, o AirDrop funciona exclusivamente entre aparelhos da Apple. Apesar dessa limitação, o recurso é rápido, pratico e é protegido pelas tradicionais camadas de segurança oferecidas pela marca.

 Letícia Rosa/TechTudo AirDrop é o serviço de transferência de arquivos entre iPhones — Foto: Letícia Rosa/TechTudo

E falando em segurança, o Face ID ultra preciso do iPhone é mais um trunfo da Apple para manter o dispositivo protegido. A tecnologia de reconhecimento facial 3D, que utiliza sensores infravermelhos, é considerada uma das mais confiáveis do mercado. Mesmo em ambientes com pouca luz ou com o usuário utilizando acessórios — como óculos — o sistema consegue identificar com precisão se o rosto corresponde ao cadastrado para desbloquear o aparelho.

 Brigida Nogueira/TechTudo Face ID ultra preciso do iPhone conta com sensores infravermelho — Foto: Brigida Nogueira/TechTudo

O iMessage, serviço de mensagens instantâneas nativo da Apple, conta com tecnologia de criptografia de ponta a ponta — a mesma utilizada pela Meta no WhatsApp — para garantir segurança e privacidade na troca de mensagens e mídias em alta qualidade. No iOS 26, o iMessage recebeu novos recursos de inteligência artificial, além de integração com outros aplicativos do ecossistema da big tech.

 Brigida Nogueira/TechTudo iMessage é protegido pela criptografia ponta a ponta — Foto: Brigida Nogueira/TechTudo

6. Edição de imagem com a Apple Intelligence

Por fim, a edição de imagem com a Apple Intelligence não difere muito do que é oferecido pela Galaxy AI nos dispositivos Samsung. A inteligência artificial do iPhone consegue realizar ajustes para melhorar a qualidade das imagens, remover elementos indesejados da foto e ainda oferecer sugestões criativas.

 Brigida Nogueira/TechTudo Apple Intelligence conta com recursos para edição de imagens — Foto: Brigida Nogueira/TechTudo

iPhone x Samsung: qual é o melhor em funções?

Em termos de funcionalidades, os celulares Samsung são mais versáveis graças aos recursos práticos voltados à produtividade, como o Modo DeX e o suporte avançado à multitarefa. Esses recursos permitem que o usuário vá além do consumo de conteúdo e transforme o smartphone em uma ferramenta de trabalho e organização pessoal.

Outro ponto que joga a favor dos dispositivos da marca sul-coreana é a integração nativa com todo o ecossistema Google — incluindo Drive, Fotos, Maps, Gmail e outros. Embora o iPhone também ofereça integração com o ecossistema da Apple, essa conexão é limitada exclusivamente aos aparelhos e serviços da própria marca, o que pode restringir a experiência de quem busca mais liberdade e compatibilidade.

Considerando o conjunto de ferramentas disponíveis, a flexibilidade de uso e a inovação voltada para o cotidiano, os smartphones da Samsung são melhores do que o iPhone. Os dispositivos da fabricante asiática oferecem uma experiência mais completa, dinâmica e alinhada às necessidades reais dos usuários.

 Ana Letícia Loubak/TechTudo Veredito: Samsung tem as melhores funções — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Veja também: iPhone 17: saiba tudo sobre o novo celular da Apple

 saiba tudo sobre o novo celular da Apple

iPhone 17: saiba tudo sobre o novo celular da Apple

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro