6 meses atrás 17

Irã diz duvidar de intenção dos EUA em diálogo sobre programa nuclear e defende participação da Rússia em acordo

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, destacou nesta sexta-feira (18) as "sérias dúvidas" que o Irã tem a respeito das intenções dos Estados Unidos nas conversas sobre o programa nuclear de Teerã, que acontecerão neste sábado em Roma.

O encontro acontece após o presidente americano, Donald Trump, ter pediu em março que as negociações sobre o programa nuclear iraniano fossem retomadas. Os países ocidentais e Israel afirmam que Teerã busca o desenvolvimento de armamento nuclear. Uma acusação que a República Islâmica nega.

"Embora tenhamos sérias dúvidas sobre as intenções e motivos da parte americana, participaremos, apesar de tudo, nas negociações de amanhã", disse Araqchi durante coletiva de imprensa em Moscou ao do ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov. O encontro nesta sábado ocorrerá com a mediação do Omã.

"Estamos plenamente dispostos a trabalhar em prol de uma resolução pacífica sobre o programa nuclear pacífico do Irã", acrescentou o ministro iraniano, que participará das negociações.

Na semana passada, uma primeira reunião foi organizada em Mascate, capital de Omã, que tanto Washington quanto Teerã consideraram "construtiva".

Durante seu primeiro mandato, o presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos de um acordo nuclear histórico, assinado em 2015 e que limitava o programa nuclear iraniano em troca de um alívio das sanções impostas contra a República Islâmica.

Teerã cumpriu o acordo até a retirada de Washington, mas depois começou a desvincular-se de seus compromissos.

Desde então, os esforços para retomar o acordo de 2015 fracassaram.

O governo de Israel reiterou nesta sexta-feira que evitará que o Irã tenha armas nucleares e afirmou ter um "plano de ação claro".

"O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e eu, em conjunto com os órgãos relevantes, estamos comprometidos em liderar um plano de ação claro para evitar que o Irã adquira armas nucleares", afirmou o ministro da Defesa israelense, Israel Katz.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro