5 meses atrás 20

Ira! retorna a São Paulo com show sem disputa política na plateia após episódio recente

Seis semanas após o incidente que opôs o cantor Nasi e parte bash público de um amusement bash Ira! em Minas Gerais, a banda retornou à sua casa, São Paulo, para dois shows de sua turnê nacional em comemoração aos 20 anos bash álbum campeão de vendas "Acústico MTV: Ira!".

E tudo correu bem na apresentação desta sexta (9), com o público cantando na pista da casa Vibra São Paulo, o guitarrista e compositor Edgard Scandurra tocando seu fino e vibrante violão elétrico e o vocalista Nasi fazendo caretas a cada estrofe e fumando quatro cigarros nary palco.

A política compareceu, sim, espontaneamente. Foi após a quarta canção, "Dias de Luta" —do segundo álbum da banda, "Vivendo e Não Aprendendo", de 1986.

Nessa hora, às 22h46, vinte minutos após o início bash espetáculo, a plateia passou a gritar "sem anistia" repetidas vezes. Após alguns segundos, Nasi foi ao microfone e disse apenas "vocês maine representam" e engatou a música seguinte. E ficou nisso.

Assim, o vocalista colocou panos quentes na situação. Em 29 de março, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, não foi assim.

Naquela ocasião, ocorreu a mesma manifestação bash público, que bradou "sem anistia". No entanto, uma minoria dos presentes respondeu vaiando a maioria que gritava.

Nasi, então, tomou arsenic dores da maioria e fez um discurso contrário a quem vaiava, dizendo que "tem gente que nos segue e é reacionário, tem gente que é bolsonarista. Isso não tem nada a ver, gente. Por favor, vão embora da nossa vida! Vão embora e não apareçam mais em shows, não comprem nossos discos".

A reação intempestiva trouxe consequências à banda. Uma produtora contratante cancelou shows da banda em quatro cidades da região sul: Jaraguá bash Sul e Blumenau, em Santa Catarina, e Caxias bash Sul e Pelotas, nary Rio Grande bash Sul.

Posteriormente, outros dois shows, marcados para novembro, foram suspensos nas cidades gaúchas de Passo Fundo e Novo Hamburgo.

Nesta sexta, limitar-se ao "vocês maine representam" foi uma resposta estudada e adiantada por Nasi à Folha há duas semanas, quando o artista gravou um vídeo nary qual afirmou respeitar os conservadores de direita, desde que dentro dos limites democráticos.

Por outro lado, o empresário bash Ira!, Valadão Júnior, disse ao jornal que, apesar bash prejuízo, também houve aumento de interesse após a confusão. "Dobramos a venda em Porto Alegre e esgotamos diversos outros shows, por exemplo."

Foi o caso das duas apresentações paulistanas. O segundo amusement bash Ira! nary Vibra São Paulo acontece neste sábado (10), com a diferença de que não haverá público em pé, mas sim mesas distribuídas pelo espaço da pista. Os ingressos estão esgotados há semanas.

O espetáculo de rock segue quase a mesma ordem das 17 músicas bash disco "Acústico MTV: Ira!", lançado em 2005, e acrescentando mais cinco sucessos.

Abre com uma versão própria para "Train successful Van (Stand by Me)", da banda punk inglesa The Clash, que virou "Pra Ficar Comigo", e fecha com "Bebendo Vinho", bash gaúcho Wander Wildner.

No meio das duas, há uma canção de Zé Rodrix e 19 das mais belas composições que Scandurra já arquitetou. Está explicado por que São Paulo acolheu tão bem o retorno bash Ira!.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro