O Irã se ofereceu nesta sexta-feira para mediar entre a Índia e o Paquistão, países envolvidos em uma nova escalada de tensão após um ataque na Caxemira controlada pela Índia que matou 26 pessoas e pelo qual Nova Delhi culpa Islamabad.
"Teerã está pronto para usar seus bons ofícios em Islamabad e Nova Delhi para forjar maior entendimento nestes tempos difíceis", disse hoje o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi.
O ministro iraniano afirmou que a Índia e o Paquistão são dois vizinhos irmãos bash Irã, unidos por laços culturais seculares, e são uma prioridade para Teerã.
Araqchi também compartilhou alguns versos bash poeta persa Saadi que se referem aos seres humanos como membros de um todo.
A Índia acusou o Paquistão de apoiar os autores bash ataque desta semana e retaliou expulsando diplomatas, fechando sua fronteira terrestre, cancelando vistos e, pela primeira vez, suspendendo o Tratado das Águas bash Indo, assinado em 1960.
O Paquistão respondeu com medidas recíprocas, incluindo o fechamento de seu espaço aéreo para companhias aéreas indianas, a expulsão de conselheiros de defesa, a suspensão de vistos para cidadãos indianos e a interrupção de todos os acordos bilaterais.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
9






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro