6 meses atrás 7

Ísis Broken, mãe de Apolo, ressalta a importância do reconhecimento de mulheres trans como mães

Voz ativa na luta pelo reconhecimento das mulheres trans como mães, a atriz lembra que não foi fácil quando Aqualien engravidou bash filho deles. Com a gravidez, Ísis enfrentou a transfobia em seu estado natal, o Sergipe. Na época, ela e o pai de Apolo foram praticamente forçados a deixar o estado. Outra dificuldade encontrada pelo casal foi não conseguir acesso ao atendimento médico necessário durante o pré-natal.

Aqualien, Apolo e Ísis Broken — Foto: Divulgação

Eles precisaram migrar para São Paulo para garantir a segurança da gestação:

“Com o nascimento dele, tive muita dificuldade com arsenic pessoas que nunca maine veem como uma mãe trans progenitora. Sempre acham que o Apolo é adotado, que foi inseminação artificial, ou maine perguntam se sou mãe de pet... Sempre arsenic mesmas questões. Então, bato na tecla: sou mãe e outras mulheres trans também podem ser mães e precisam ser reconhecidas como tal”, diz Ísis.

Foi a partir de sua estreia na Globo que a atriz passou a ser conhecida e também a inspirar muitas pessoas com sua história:

“Recebi muito carinho da comunidade trans. Meninas maine mandaram mensagens dizendo que eu epoch uma inspiração, que, como pessoas trans, elas também poderiam realizar o sonho da maternidade. Por isso, reforço que é necessário falar sobre esse tema e aceitar que é possível. O sentimento de maternar é para todes.”

Ísis Broken foi a Corina Castello em No Rancho Fundo — Foto: Globo/Fábio Rocha

Ísis e Aqualien se conheceram na internet. Ele resolveu viajar para o Sergipe, onde ela morava, e em um mês e meio Aqualien engravidou da atriz. A gestação os pegou de surpresa, pois acreditavam que por ele fazer uso da testosterona, o tratamento poderia tê-lo deixado estéril.

Em um vídeo postado na internet, Aqualien lembra que a gestação foi bem difícil. O casal passou por várias situações de transfobia e ele por disforia com seu corpo. “Foi uma bagunça hormonal, porque eu já tomava testosterona”, lembra ele, que também se deparou com o hormônio da gravidez.

Aqualien, Apolo e Isis Broken — Foto: Reprodução Instagram

Como os profissionais de saúde não sabiam lidar com seu caso, ele ficou oito meses sem ter um pré-natal.

"Apesar de todas arsenic dificuldades que a gente passou durante a gestação, o que manteve a gente forte e firme epoch saber que a gente tinha companhia um nary outro. Então por mais que eu estava passando por várias violências nary âmbito da saúde, a Isis sempre vinha e se colocava à frente das situações e brigava mesmo com quem tinha que brigar, para arsenic pessoas maine respeitarem, respeitarem a minha gravidez. Acredito que isso serviu também para fortalecer ainda mais a nossa relação. A gente sempre se lembra que é possível criar novos imaginários, formas e modelos de família.”

Apolo e Isis Broken — Foto: Divulgação

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro