8 meses atrás 30

Israel aceita plano dos EUA para cessar-fogo temporário em Gaza

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro israelense, a trégua ocorre durante os períodos da celebração do Ramadã e da Páscoa judaica.


  • Israel aceitou a proposta dos EUA para um cessar-fogo temporário em Gaza.

  • O período previsto para a pausa no confronto contra o grupo terrorista Hamas na região se estenderá durante o Ramadã e a Páscoa judaica.

  • O anúncio foi feito após o término da primeira fase de um cessar-fogo previamente acordado entre os dois lados.

  • As negociações das etapas seguintes não deram resultado.

  • Este primeiro cessar-fogo entrou em vigor em 19 de janeiro, depois de mais de 15 meses de um conflito desencadeado pelo ataque do Hamas de 7 de outubro de 2023 contra o sul de Israel.

Palestinos rezam durante o Ramadã em meio a escombros na Faixa de Gaza — Foto: Hatem Khaled/Reuters

Israel anunciou neste sábado (1º) que aceitou a proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo em Gaza temporariamente.

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o período previsto para a pausa no confronto contra o grupo terrorista Hamas na região se estenderá durante o Ramadã e a Páscoa judaica.

Em 2025, a celebração islâmica do Ramadã acontece entre 28 de fevereiro e vai até 30 de março (a duração é de 29 dias). Já a Páscoa judaica ocorre entre os dias 12 e 20 de abril.

Não há informações sobre planos para a trégua seguir após estas celebrações.

Este primeiro cessar-fogo entrou em vigor em 19 de janeiro, depois de mais de 15 meses de um conflito desencadeado pelo ataque do Hamas de 7 de outubro de 2023 contra o sul de Israel, o mais letal na história do país. O acordo foi planejado em três fases, e os próximos passos ainda estão sendo negociados.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro