Israel Katz com olhar sério, olhando pra baixo

Crédito, EPA

Legenda da foto, Ataque contra o Irã foi anunciado pelo ministro Israel Katz

Há 22 minutos

Israel está realizando ataques contra o Irã, anunciou o ministro da Defesa israelense.

Israel Katz declarou estado de emergência em Israel, afirmando que o país espera retaliações.

"Após o ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, um ataque com mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população civil é esperado em um futuro próximo", diz comunicado do ministério.

O documento afirma que dezenas de jatos da Força Aérea israelense "completaram a primeira etapa" do ataque, que inclui "ataques a dezenas de alvos militares, incluindo alvos nucleares em diferentes áreas do Irã".

As Forças de Defesa de Israel (FDI) escreveram nas redes sociais que dezenas de jatos "completaram a primeira etapa" do ataque, que inclui dezenas de alvos militares e nucleares do Irã.

Explosões foram ouvidas na capital iraniana, Teerã. Voos no Aeroporto Internacional Imam Khomeini, em Teerã, estão suspensos.

Em Jerusalém, moradores foram acordados por sirenes seguidas de um alerta no celular.

Os ataques têm como alvo "o programa nuclear do Irã e outros alvos militares", disse uma autoridade israelense.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, informou que o país não está envolvido nos ataques contra o Irã.

Autoridades americanas foram informadas na quarta-feira (11/06) que Israel estava prestes a lançar uma operação contra o Irã, informou a CBS, parceira americana da BBC, citando autoridades familiarizadas com o assunto.

Segundo essas fontes, esse foi um dos motivos pelos quais os EUA aconselharam alguns americanos a deixarem a região. Membros do governo americano também acreditam que o Irã pode retaliar em certos postos americanos no Iraque.

*Mais informações em breve