2 horas atrás 1

Israel reabrirá passagem de Rafah, e palestinos refugiados no Egito poderão voltar a Gaza

Reabertura da passagem, controlada por Israel desde 2024, ocorre após acordo de cessar-fogo e será restrita a moradores que deixaram Gaza durante a guerra, mediante aval de segurança.


  • Israel reabrirá a passagem de Rafah no domingo (1º) para permitir a circulação de pessoas entre Gaza e o Egito.

  • A passagem de Rafah é, na prática, a única rota de entrada e saída de Gaza para a grande maioria dos mais de 2 milhões de habitantes do território.

  • Israel assumiu o controle da passagem de fronteira em maio de 2024, cerca de nove meses após o início da guerra em Gaza.

  • A reabertura era uma exigência importante da primeira fase do plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para interromper os combates entre Israel e os militantes do Hamas.

  • Israel havia afirmado que só reabriria a passagem após recuperar o corpo do último refém israelense em Gaza, o que ocorreu nesta semana.

Portão da passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, ao sul do território palestino. — Foto: REUTERS/Amr Abdallah Dalsh/File Photo

Israel reabrirá a passagem de Rafah no domingo (1º) para permitir a circulação de pessoas entre Gaza e o Egito, informou nesta sexta-feira (30) a agência do governo israelense responsável por coordenar a política civil em Gaza, o COGAT.

“O retorno de moradores do Egito para a Faixa de Gaza será permitido, em coordenação com o Egito, apenas para residentes que deixaram Gaza durante o curso da guerra, e somente após autorização prévia de segurança por Israel”, disse o COGAT.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

A passagem de Rafah é, na prática, a única rota de entrada e saída de Gaza para a grande maioria dos mais de 2 milhões de habitantes do território.

Israel assumiu o controle da passagem de fronteira em maio de 2024, cerca de nove meses após o início da guerra em Gaza. A reabertura era uma exigência importante da primeira fase do plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para interromper os combates entre Israel e os militantes do Hamas, que se seguiu a um cessar-fogo acordado em outubro.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro