A Receita Federal não tem nenhum interesse em saber o detalhamento, quantos Pix você recebeu e quem passou para você, onde você gastou seu dinheiro. Nada disso é informado
Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal
Segurança e transparência. O objetivo da nova iniciativa é conter fraudes fiscais. A nota do Ministério da Economia afirma ainda que o sigilo bancário não será alterado, e esclarece que cartão de crédito e depósitos, por exemplo, já eram monitorados quando os valores excediam em R$ 2 mil para pessoa física e R$ 6 mil no caso de pessoa jurídica.
Isso é bom para o contribuinte, porque diminui a chance de passar por fiscalização e também é bom para a Receita Federal, porque ela pode focar a sua energia em quem realmente precisa ser fiscalizado
Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal
Se você empresta seu cartão de crédito para alguém, não é necessário se preocupar. Segundo a Receita Federal, não há qualquer risco de cobrança, já que "isso é comum entre os brasileiros". O órgão esclarece que coleta informações de uma série de fontes oficiais para cruzar dados, e tão apenas isso.
Também nesta sexta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo desmentindo o boato. Na publicação, feita no "X", antigo Twitter, Lula diz que fez uma transferência para o Corinthians e afirma que não haverá qualquer tipo de cobrança do Pix.
E se meu Pix for cobrado?
Sua transferência pode, sim, ser taxada conforme o Banco Central, mas isso não tem relação com o Governo. Isso pode acontecer por serviços prestados pela instituição financeira.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro