6 meses atrás 6

J.D. Vance diz que Europa não deve ser 'vassalo permanente' dos Estados Unidos

Em entrevista a portal de notícias britânico, o vice-presidente americano afirmou que o continente é 'aliado' dos EUA, mas voltou a criticar a dependência dos países europeus no setor de Defesa.


O vice-presidente norte-americano JD Vance durante reunião em Paris — Foto: REUTERS/Leah Millis

A Europa é "nosso aliado", mas não pode ser um "vassalo permanente" dos Estados Unidos nas áreas de segurança e comércio, declarou o vice-presidente americano, J.D. Vance, em uma entrevista ao portal de notícias britânico UnHerd, publicada nesta terça-feira (15).

Em uma das raras declarações favoráveis à União Europeia e ao Reino Unido, o vice de Donald Trump afirmou amar a Europa, mas voltou a criticar a dependência do continente dos EUA:

"Eu amo a Europa... Eu amo os europeus. Não é bom para a Europa ser vassalo permanente dos Estados Unidos em termos de segurança. Não quero que os europeus simplesmente façam o que os americanos mandam. Não acho que seja do interesse deles, e também não acho que seja do nosso interesse. Consideramos a Europa como nosso aliado. Queremos apenas uma aliança em que os europeus sejam um pouco mais independentes, e nossas relações de segurança e comércio vão refletir isso. A realidade é que - é brutal dizer, mas é verdade - toda a infraestrutura de segurança europeia tem sido, desde que nasci, subsidiada pelos Estados Unidos", afirmou.

JD Vance ainda apontou que, com exceção da França, Reino Unido e Polônia, "a maioria dos Estados europeus não tem um Exército capaz de fornecer uma defesa razoável".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro