8 meses atrás 82

'Já basta': Trump interrompe premiê britânico e causa climão em pergunta sobre incorporação do Canadá pelos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, interrompeu o premiê do Reino Unido, Keir Starmer, enquanto ele respondia a uma pergunta sobre uma possível incorporação do Canadá pelos norte-americanos. A cena ocorreu durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, nesta quinta-feira (27).

Nos últimos meses, Trump sugeriu que os Estados Unidos anexassem o Canadá e o transformassem no "51º estado". O presidente afirmou que poderia usar a força econômica dos EUA para viabilizar isso.

Nesta quinta-feira, Starmer foi questionado sobre as declarações de Trump. Nesse contexto, está o fato de o Canadá ainda fazer parte da chamada "Commonwealth", uma organização composta por países com laços históricos com o Reino Unido, incluindo ex-colônias. Essa comunidade ainda tem o rei Charles III como chefe, embora de forma simbólica.

O premiê britânico tentou desviar da pergunta e sugeriu que o jornalista estivesse tentando criar uma diferença entre ele e Trump. Antes, Starmer já havia afirmado que trabalhava de forma diferente de Trump, em referência ao fato de ser de um partido de centro-esquerda.

"Eu acho que você está tentando encontrar uma divergência entre nós que não existe. Somos as nações mais próximas e tivemos ótimas discussões hoje, mas não falamos sobre o Canadá", afirmou.

Em seguida, Trump interrompeu o primeiro-ministro e afirmou: "Já basta, obrigado". O presidente americano então pediu que o próximo jornalista fizesse uma pergunta. Não ficou claro se o republicano se irritou com a questão sobre o Canadá ou com a resposta do premiê britânico.

Stamer ficou visivelmente constrangido ao ser interrompido e olhou para a plateia de repórteres.

 Canadá vence EUA em meio à polêmica com Trump

Mapeando: Canadá vence EUA em meio à polêmica com Trump

Em fevereiro, em uma rede social, Trump voltou a defender a ideia, afirmando que os Estados Unidos pagam bilhões de dólares para subsidiar o Canadá.

"Sem esse subsídio massivo, o Canadá deixa de existir como um país viável. É duro, mas verdade! Portanto, o Canadá deveria se tornar nosso estimado 51º estado. Impostos muito mais baixos, e proteção militar muito melhor para o povo canadense", escreveu.

Ao cantar o hino, Chantal alterou o trecho "True patriot love in all of us command" ("Amor patriótico verdadeiro que comanda a todos nós", em português), para "True patriot love that only us command" ("Amor patriótico verdadeiro que apenas nós comandamos").

A partida era a final do campeonato "4 Nations Face-Off", disputada entre EUA e Canadá. A seleção canadense derrotou a americana por 3 a 2 na prorrogação e festejou o título.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro