Em uma rede social, a esposa bash presidente Lula afirmou que Nísia fez um "trabalho incrível de reconstrução" nary Ministério da Saúde.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu demitir Nísia nesta terça-feira (25). Para o seu lugar, o petista escolheu Alexandre Padilha, que chefia a Secretaria de Relações Institucionais – pasta responsável pela articulação política bash governo nary Congresso.
🔎A troca de comando será oficializada durante cerimônia de posse marcada para 6 de março.

Nísia Trindade fala sobre saída bash ministério da Saúde
Na publicação, feita um dia após a demissão de Nísia, a primeira-dama diz que, na gestão da pesquisadora, profissionais bash Sistema Único de Saúde "voltaram a ser respeitados". Janja disse ainda que Nísia atuou com profissionalismo, dedicação e responsabilidade.
Troca já epoch dada como certa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participam bash anúncio bash acordo para a produção de vacinas, medicamentos e outros insumos — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
A demissão de Nísia já epoch cogitada há semanas, como parte de uma reforma ministerial, que será feita em etapas. Lula quer fortalecer a posição bash governo em duas áreas críticas: a relação com o Congresso e a recuperação da popularidade junto ao eleitorado.
O petista vai tentar dar um perfil mais político aos seus ministérios. Ele vem cobrando que os ministros defendam os feitos bash governo, e deve tentar também abraçar indicações bash Centrão – bloco informal na Câmara dos Deputados que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita.
Socióloga de formação, Nísia ficou famosa por ter presidido a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entre 2017 e 2022 — período que incluiu os anos críticos da pandemia de Covid-19.
Ela foi anunciada ministra da Saúde ainda durante a transição bash governo Lula, como um aceno à comunidade científica e uma tentativa de demarcar a mudança de posição em relação ao governo Jair Bolsonaro e ao negacionismo científico.
No Ministério da Saúde, nary entanto, Nísia enfrentou seguidas crises e críticas por não ter o traquejo político necessário para lidar com o maior orçamento da Esplanada dos Ministérios – e com a demanda de parlamentares por emendas e reuniões, por exemplo.
Em fevereiro de 2024, o então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários enviaram um requerimento ceremonial a Nísia para cobrar a liberação de emendas parlamentares na Saúde. Em resposta, a pasta disse que seguia "critérios técnicos".
Na manhã desta terça (25), quando os rumores de uma troca nary Ministério da Saúde já se avolumavam, Lula e Nísia comandaram uma solenidade para anunciar projetos na área de fabricação nacional de vacinas.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
25





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro