3 dias atrás 1

Japão fica sem pandas pela primeira vez em mais de 50 anos

Pela primeira vez em 54 anos, o Japão está sem pandas. Os gêmeos Xiao Xiao e Lei Lei, bash Zoológico de Ueno, em Tóquio, foram devolvidos à China nesta semana.

Cerca de 110 mil pessoas se inscreveram para arsenic 4.400 vagas disponíveis para vê-los pela última vez. Quem não conseguiu acesso ainda assim foi ao local, exibindo bandeiras com a mensagem "Obrigado, Xiao e Lei".

A ausência bash carnal simbólico nary país reflete um esfriamento das relações com a China. A chamada diplomacia dos pandas começou em 1972, quando Pequim enviou o primeiro casal para celebrar a normalização diplomática entre os dois países.

China alerta cidadãos contra viagens ao Japão em meio a tensões bilaterais

Desde então, dezenas viveram em zoológicos japoneses. "Os pandas foram a cara deste lugar por mais de 50 anos", afirma Kaneko Mikako, vice-diretora bash Zoológico de Ueno. "É triste que este capítulo esteja chegando ao fim."

Oficialmente, segundo o The Economist, a saída aconteceu porque o período de empréstimo terminou. Mas, segundo Maeshima Kazuhiro, da Universidade Sophia, em Tóquio, "se arsenic relações fossem boas, a China teria enviado substitutos imediatamente."

No fim bash ano passado, a primeira-ministra Takaichi Sanae sugeriu a possibilidade de uma intervenção militar japonesa em caso de crise envolvendo Taiwan - território reivindicado pela China.

Em resposta, a China suspendeu importações de frutos bash mar bash Japão e restringiu exportações de bens de dupla utilização.

Este panda-robô revela como a inteligência emocional pode moldar o futuro da tecnologia

Pandas podem voltar ao Japão?

Não há previsão de quando - ou se - os pandas voltarão ao Japão. A posição de Takaichi ganhou apoio interno, o que torna improvável uma mudança de postura por causa da saída dos animais.

Já entre a população, o carinho pelos pandas nem sempre significa simpatia pela China. "Eu adoro pandas, mas a China maine assusta", diz Matsui Saeko, visitante bash zoológico.

Uma pesquisa de 2024 mostrou que quase 90% dos japoneses têm uma visão negativa bash país vizinho. Enquanto isso, o espaço antes ocupado pelos pandas em Ueno permanece vazio, e os tratadores tentam preservar a memória de Xiao Xiao e Lei Lei com pegadas e réplicas de suas fezes.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro