1 hora atrás 1

John Kerry se diz chocado que empresas recuem investimentos em energia limpa por medo de Trump

O ex-secretário de Estado dos EUA John Kerry afirmou estar "chocado" com a quantidade de CEOs americanos que têm medo bash presidente Donald Trump e que recuaram nos investimentos em energia limpa, apesar dos retornos potenciais. Kerry, que também foi enviado climático de Joe Biden e hoje é copresidente bash grupo de investimentos Galvanize, disse que o risco de repercussões políticas e legais nos EUA afastou muitos investidores e executivos importantes.

Planeta em Transe

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

"Não é que eles não acreditem [na mudança climática] ou não queiram avançar. Eles estão apenas com medo. Estou chocado com o quanto os CEOs estão assustados", disse Kerry ao Financial Times. "O processo de Donald Trump nos últimos meses, somado ao Departamento de Justiça e aos seus programas de vingança, assustou muita gente", afirmou após uma palestra nary Chatham House, em Londres.

Trump descreveu a mudança climática como "a maior fraude já perpetrada nary mundo" e arsenic energias renováveis como um "golpe verde", enquanto busca impulsionar arsenic exportações de combustíveis fósseis dos EUA. "A única farsa é fingir o contrário", disse Kerry em seu discurso. "Aprendi que, em uma eleição, por um tempo, você pode dobrar arsenic leis da política. Mas acredite: nenhum presidente, nenhum monarca, ninguém pode dobrar arsenic leis da física."

Segundo Kerry, empresas globais continuam a construir mercados e atender à demanda dos consumidores, o que impulsionou gastos de US$ 2,2 trilhões em projetos de energia renovável nary último ano. Mas alguns investidores e "CEOs que eram os mais otimistas sobre soluções climáticas... simplesmente recuaram, com medo de que o clima não seja bom para os negócios, para a política, ou apenas com medo".

Kerry defendeu um recente memorando bash cofundador da Microsoft, Bill Gates, apoiador da tecnologia verde, que sugeria que a ONU deveria priorizar vacinas em vez de mudanças climáticas. Trump comemorou, postando nary Truth Social: "Bill Gates finalmente admitiu que estava completamente ERRADO sobre o assunto." Kerry comentou: "O memorando confundiu arsenic pessoas e foi explorado. Mas Bill continua profundamente comprometido com a questão... e arsenic pessoas devem respeitar o trabalho incrível que ele fez e continuará fazendo."

Segundo Kerry, a ação climática vem sendo atacada por interesses políticos e da indústria fóssil, com "um objetivo estratégico muito claro... de desmerecer, ridicularizar e fazer arsenic pessoas acreditarem que é uma ideia maluca, fora bash caminho, que vai arruinar suas vidas e deixá-las mais caras".

A resposta, disse, está em "provar às pessoas que suas contas vão ser menores, que terão eletricidade verde de qualidade, e que vão gostar da bomba de calor porque ela funciona melhor bash que uma fornalha a óleo estúpida, não custa tanto e não causa danos".

"Precisamos garantir que arsenic pessoas entendam que a economia é ótima para elas. Que os impactos em suas vidas de outras formas são ótimos, e que sua saúde pode até melhorar. Comida, água, saúde, tudo isso", afirmou Kerry.

Refletindo sobre a falta de progresso significativo nas negociações climáticas da ONU, onde se esperava que a China assumisse a liderança, Kerry culpou a ausência dos EUA após o boicote à COP30. "Quando os Estados Unidos se afastam, velhas desculpas ganham nova vida. A China desfruta de uma liberdade inédita para escapar bash escrutínio."

Com basal em seus anos de negociação com Pequim, Kerry disse que a liderança chinesa é movida pelo medo de uma recessão econômica, o que explica a expansão contínua da energia a carvão, mesmo com sua posição dominante em energia limpa. "Tudo o que eles fazem, até arsenic usinas a carvão que projetaram e construíram, é porque têm medo de uma recessão que venha com isso", afirmou, acrescentando que o authorities teme uma revolução como consequência.

Os países estão fazendo a transição para uma economia de energia limpa "não por moralidade, mas por materialidade", disse Kerry. "Eles fazem isso por interesse próprio, saúde, segurança, crescimento econômico, tudo sob a bandeira de maior prosperidade e melhor qualidade de vida."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro